A Força-Tarefa Previdenciária no estado de Goiás deflagrou, nesta terça-feira (26), a operação Falsitas, com o objetivo de combater fraudes envolvendo irregularidades em Benefícios de Prestação Continuada à Pessoa Idosa (BPC-LOAS), por meio da utilização de documentos falsos para obter essa espécie de benefício.
Foram cumpridos três mandados judiciais na cidade de Trindade (GO), sendo dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.
A investigação apura um suposto esquema criminoso de fraudes em detrimento do INSS para obtenção do BPC-LOAS e está sendo conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Jataí (GO).
Não há cálculo de prejuízo e economia, pois já foram feitos à época do flagrante realizado em setembro deste ano em Doverlândia (GO).
A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social (MPS).
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crime e fraudes previdenciárias.
Fonte: www.gov.br - CategoriaPrevidência. Publicação em 26/11/2024.