Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

16/07/2007 - Exporta??o de carne de frango do Brasil bate recorde no semestre

?

S?O PAULO (Reuters) - As exporta??es brasileiras de carne de frango bateram seu recorde hist?rico, crescendo 24,4 por cento no primeiro semestre de 2007, em rela??o ao mesmo per?odo de 2006, para 1,544 milh?o de toneladas, informou nesta segunda-feira a Associa??o Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef).

No primeiro semestre de 2006, o volume havia ficado em 1,241 milh?o de toneladas, segundo a Abef.

Em receita, as exporta??es nos seis primeiros meses do ano tamb?m bateram recorde e somaram 2,145 bilh?es de d?lares, crescimento de 47 por cento ante o mesmo per?odo de 2006, quando o n?mero ficou em 1,459 bilh?o de d?lares.

O bom desempenho do setor, em meio a um cen?rio de c?mbio valorizado e um ano ap?s a queda do consumo mundial provocada por focos da gripe avi?ria na ?sia e na Europa, ficou acima das expectativas da Abef.

Com a retomada do consumo nos pa?ses importadores, o Brasil tem exportado mais, apresentando crescimento expressivo nas vendas para a Uni?o Europ?ia (53,47 por cento, em volume) e o Oriente M?dio (56,19 por cento).

"Batemos mais um recorde hist?rico, para a nossa surpresa", disse o presidente-executivo interino da entidade, Christian Lohbauer. "Nunca nos ?ltimos dez anos tivemos um cen?rio de c?mbio (d?lar) t?o baixo e de pre?os t?o altos."

O pre?o m?dio do quilo do frango brasileiro exportado ficou em 1,51 d?lar no semestre, outro recorde hist?rico, contra 1,18 d?lar em 2006 e 1,23 d?lar em 2005. "Nosso quadro hoje ? dos melhores pre?os de todos os tempos", afirmou Lohbauer.

Referindo-se ao cen?rio atual, o dirigente afirmou que o setor "ainda tenta entender o que est? acontecendo", mas disse a jornalistas acreditar que o uso do milho norte-americano para a produ??o de etanol j? possa estar se refletindo nos pre?os mundiais da prote?na animal.

"A alta do milho encarece a carne nos EUA e ajuda a explicar esse pre?o", afirmou.

JUNHO

Em junho, o Brasil exportou 259,3 mil toneladas, crescimento de 33 por cento em rela??o ao mesmo m?s de 2006.

No m?s passado, com os maiores pre?os do produto exportado, as vendas externas de carne de frango resultaram em 392,3 milh?es de d?lares, aumento de 76,7 por cento ante junho do ano passado.

Em maio, a Abef registrou exporta??es de 273,9 mil toneladas, gerando receitas de 400,7 milh?es de d?lares.

Para o ano, Lohbauer disse que a entidade ter? de rever para cima sua estimativa para as exporta??es brasileiras neste ano. A Abef tinha a expectativa de repetir o desempenho de 2005, quando o pa?s exportou 2,8 milh?es de toneladas, com receita de 3,5 bilh?es de d?lares.

"Aquele foi o ano dourado do frango", disse ele. "Mas os n?meros do primeiro semestre mostram que o Brasil 'j? bateu' 2005", afirmou.

FONTE: Reuters

Voltar