Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

13/07/2007 - Brasil faz da OMC "m?quina de guerra comercial", diz jornal

?O Brasil faz da OMC (Organiza??o Mundial do Com?rcio) "uma m?quina de guerra comercial", avalia nesta sexta-feira uma mat?ria publicada no jornal su??o "Le Temps".

A reportagem diz respeito ? queixa que o pa?s decidiu abrir na organiza??o contra os subs?dios concedidos pelo governo americano para a produ??o agr?cola, que ultrapassam os US$ 19 bilh?es anuais autorizados pela entidade.

A redu??o dos subs?dios americanos tem sido defendida no ?mbito da Rodada Doha por pa?ses emergentes, liderados por Brasil e ?ndia.

Mas as negocia??es, que deveriam ter encerrado no final de 2004, mergulharam em crise depois que os dois pa?ses abandonaram uma negocia??o no fim do m?s passado.

"Na apar?ncia, o Brasil ainda acredita no sucesso da Rodada Doha, que tem como um dos objetivos liberalizar o com?rcio de produtos agr?colas. Mas no fundo o pa?s, que tem a ambi??o de se tornar o grande exportador mundial de alimentos, n?o tem ilus?es", diz o jornal.

O di?rio observa que a dispute coincide com as discuss?es que se desenrolam atualmente no Congresso americano, encarregado de revisar at? o fim do ano a legisla??o agr?cola do pa?s.

Por raz?es or?ament?rias, o governo pretende reduzir as ajudas aos produtores, mas a iniciativa encontra poderosos lobbies.

Neste contexto, ainda que indiretamente, a press?o via OMC poderia influir na decis?o dos parlamentares em Washington.

O pa?s tamb?m foi objeto de mat?rias em outros jornais internacionais.

O di?rio financeiro franc?s "Les Echos" destacou que, com forte desempenho, o Brasil ? at? agora o "grande vencedor" de valoriza??o do mercado acion?rio, na compara??o com outros pa?ses.

O "Les Echos" diz que o apetite de investidores internacionais por pap?is de pa?ses emergentes foi forte no primeiro semestre deste ano.

Com alta de 31,4%, as a??es brasileiras superaram nos seis primeiros meses de 2007 a valoriza??o geral da Am?rica Latina (27%) e da ?sia (18,5%).

"Contrariando a id?ia de que a Am?rica Latina seria a regi?o mais afetada pelo desaquecimento americano, os fundamentos econ?micos permaneceram s?lidos no per?odo", disse um analista ao jornal que circula nos meios empresariais europeus.

A aprecia??o do real, a estabilidade dos pre?os de mat?rias-primas exportadas pelo pa?s, os resultados positivos da balan?a comercial e as perspectivas de fus?es e aquisi??es na ?rea de telecomunica??es beneficiaram a economia brasileira, avaliou o "Les Echos".

FONTE: Folha Online

Voltar