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10/07/2007 - Mais queixas sobre cesta b?sica

?Item de primeira necessidade passou do 7? lugar no ranking anterior para o segundo no atual

Cresceu o n?mero de reclama??es de cesta b?sica no ranking da Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de S?o Paulo (Ipem-SP) em rela??o ao levantamento anterior: da 7? posi??o entre janeiro e maio (com 1,9% das den?ncias), o item passou para o 2? lugar entre os mais reclamados no ranking atual - janeiro a junho - com 5,7%.

'A cesta b?sica ? um item regulamentado pelo Inmetro, ou seja, s? pode ser vendida seguindo os par?metros definidos pelo instituto', explica Fl?vio Floret, ouvidor do Ipem-SP.

As reclama??es levadas ? Ouvidoria foram motivadas justamente por descumprimento a essas regras: houve casos de cestas vendidas com produtos com validade vencida ou com itens que n?o fazem parte da cesta e outras comercializadas sem o selo do ?rg?o.

No caso de produtos que n?o fazem parte da cesta, Floret conta que os comerciantes tentaram justificar a mudan?a na composi??o porque a cesta havia sido montada na hora a pedido do cliente, o que n?o ? permitido.

'O consumidor deve ficar atento na hora das compras e levar apenas caixas fechadas de cesta b?sica e que contenham o s?mbolo do Inmetro', aconselha Floret.

Dia-a-dia

P?o de sal est? em primeiro, com 33,9% das den?ncias no Ipem-SP e com ?ndice de 38,8% de reprova??o . Os brinquedos t?m porcentual igual (5,7%) ao da cesta b?sica, mas ficaram em terceiro lugar porque t?m uma reprova??o a menos: 3 contra 4 cestas b?sicas reprovadas.

Esses itens costumam ficar nas primeiras coloca??es porque est?o mais pr?ximos do dia-a-dia da popula??o ou considerados de primeira necessidade e, por isso, s?os os que mais motivam as queixas na Ouvidoria do Ipem-SP.

Na coluna de instrumentos de medi??o e servi?os, a l?gica dos itens importantes para o cidad?o se repete com bomba de combust?vel (47,9%), balan?a (20,1%) e hidr?metro (14,5%) entre os mais reclamados de janeiro a junho. Outros servi?os ou instrumentos reclamados foram convers?o veicular (7,2%) e oficinas de manuten??o (5,1%).

Foram registradas 6.452 atendimentos no per?odo entre janeiro e junho na Ouvidoria do Ipem-SP. Destes, 711 foram de reclama??es de produtos, instrumentos de medi??o e servi?os, que resultaram em 122 autua??es. Os demais foram s? atendimento.

Cresceu o grau de aprova??o dos servi?os prestados pela Ouvidoria em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado: de 96,6% para 97,8%.

FONTE: Jornal da Tarde

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