Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

08/06/2007 - Receita libera consulta ao 1? lote de restitui??es do IR

?

A Receita Federal libera a partir das 8h desta sexta-feira a consulta ao primeiro lote de restitui??es do Imposto de Renda da Pessoa F?sica 2007 (ano-base 2006). Neste lote, mais de 900 mil contribuintes ter?o imposto a restituir.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita ou pelo telefone 0300-78-0300. Ao todo, ser?o liberadas 932.794 para restitui??o, que ao todo totalizar?o R$ 999,99 milh?es.

O dinheiro estar? dispon?vel para saque no dia 15 de junho e vir? corrigido em 2,03%, resultado da Selic acumulada de maio (1,03%) e 1% de junho. O valor n?o ter? qualquer outro acr?scimo depois que chegar ao banco.

Demais informa??es sobre o primeiro lote de restitui??es, como o n?mero dos contribuintes que ter?o impostos a pagar, ser?o divulgadas na sexta-feira.

Malha fina

A Receita Federal j? liberou em seu site a consulta dos retidos na malha fina do Imposto de Renda 2007 / ano-base 2006. Neste ano, segundo antecipou ontem a Folha, a Receita pegou 850 mil contribuintes com problemas nas declara??es.

Ao fazer a consulta, o contribuinte pode checar qual a pend?ncia detectada pelos t?cnicos da Receita e, se for o caso, fazer uma declara??o retificadora para regularizar a situa??o.

Segundo o levantamento obtido pela Folha, entre os principais motivos para reter as declara??es est?o a omiss?o de renda (pr?pria ou de dependentes), diverg?ncias nos dados de despesas m?dicas e falta de declara??o de renda proveniente de aluguel de im?veis.

No ano passado, cerca de 1 milh?o de contribuintes ficaram na malha fina, de um total de 22 milh?es de declara??es entregues ? Receita. Neste ano, foram entregues 23,27 milh?es de declara??es. Apesar desse aumento, houve queda no n?mero de contribuintes presos na malha fina.

Consulta

Para fazer a consulta, basta entrar no site www.receita.fazenda.gov.br e clicar na se??o "IRPF - Extrato Simplificado do Processamento". Nesta p?gina devem se informados o n?mero do CPF com o d?gito e sem o tra?o, o n?mero do recibo de entrega (os dez primeiros d?gitos) e o c?digo de seguran?a pedido (quatro caracteres).

Para saber se h? alguma pend?ncia, basta checar a coluna "Situa??o". Se houver algum problema, estar? especificado (clique sobre a explica??o para saber mais). Se estiver tudo certo, aparecer? a mensagem "Processada, aguardando novos lotes".

Caso seja indicado algum erro mas o contribuinte tenha como provar que sua declara??o est? correta, ele deve esperar os pr?ximos lotes ou o aviso da Receita para esclarecimento --o prazo ? de at? cinco anos.

FONTE: Folha Online

Voltar