Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

08/01/2007 - Ocupa??o de v?os cai, e Gol reduz tarifas em 6%

?A companhia a?rea Gol decidiu reduzir o pre?o de suas passagens em m?dia em 6% no m?s passado como forma de evitar que os atrasos de v?os e as filas nos aeroportos reduzissem a demanda por bilhetes.

Segundo dados divulgados pela Anac (Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil), a ocupa??o m?dia das aeronaves brasileiras em v?os nacionais caiu de 73% para 70% entre os meses de dezembro de 2005 e de 2006. J? nos v?os internacionais houve redu??o de 75% para 71%.

No caso da Gol, a queda foi de 75% para 69% nos v?os nacionais e de 75% para 57% nos internacionais, a maior redu??o entre as grandes companhias a?reas brasileiras ap?s a crise nos aeroportos.

Na Varig, a redu??o foi de 71% para 67% nos v?os nacionais e de 75% para 64% nos v?os internacionais. A TAM, por sua vez, conseguiu manter no mesmo per?odo a ocupa??o de 72% nos v?os dom?sticos e de 75% nos internacionais.

O desconto nos pre?os das passagens foi a estrat?gia adotada por boa parte das empresas a?reas para n?o perder consumidores neste final de ano.

As companhias, entretanto, afirmam que se forem obrigadas a manter aeronaves em solo como prop?s a Anac (Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil) para evitar problemas como o sofrido pela TAM em dezembro, ter?o de repassar os custos para os consumidores.

Ano bom

Apesar dos resultados ruins de dezembro, a Gol conseguiu registrar forte crescimento em todo o ano passado principalmente devido ao encolhimento da Varig. A participa??o de mercado da Gol em v?os nacionais cresceu de 25,9% em 2005 para 34% no ano passado. J? em v?os internacionais a alta foi de 2,11% para 7,30%.

Ocupa??o de v?os cai, e Gol reduz tarifas em 6%

Al?m de se sair melhor com o caos nos aeroportos, a TAM tamb?m foi a empresa que melhor conseguiu aproveitar a crise da Varig. Entre 2005 e 2006, sua participa??o em v?os dom?sticos cresceu de 41,3% para 47,8% em v?os dom?sticos e de 18,4% para 37,3% nos internacionais. Em dezembro a empresa tinha 49,1% do mercado nacional e 60,6% do internacional.

E, apesar da tend?ncia de expans?o da Varig, as empresas continuam otimistas e aumentando a oferta de assentos. Em dezembro, a Gol lan?ou 29 novos v?os dom?sticos e 14 novos v?os internacionais. No quarto trimestre, a empresa integrou a sua frota 12 novas aeronaves Boeing 737, para um total de 65 avi?es.

J? a TAM deve come?ar a oferecer v?os para Mil?o (It?lia) em mar?o e um novo v?o para Paris a partir desta semana. No Brasil, a TAM chega a 48 destinos e, com os acordos comerciais com empresas regionais, atinge 74 localidades.

FONTE: Folha Online

Voltar