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16/04/2007 - Seguro de carro cresce 11%

?H? mais de 10 milh?es de carros novos e seminovos segurados. Veja os pre?os das ap?lices.

O Brasil conta atualmente com uma frota de ve?culos em circula??o que supera a casa dos 45 milh?es. Estima-se que, deste total, de 20% e 25% contem com a prote??o de seguradoras. Apesar do n?mero ainda t?mido, entre 2004 e 2006 o total de carros com menos de cinco anos de uso segurados saltou de 9 milh?es para 10 milh?es, aumento de mais de 11%.

A afirma??o ? de Jos? Carlos Oliveira, da Federa??o Nacional de Seguros Gerais, a partir de dados da Superintend?ncia de Seguros Privados (Susep). Ele acrescenta que o crescimento ? decorr?ncia do cuidado das pessoas com seus ve?culos. 'Hoje, quem compra um carro novo faz seguro antes de tir?-lo da concession?ria'.

Ele tamb?m afirma que o produto, no caso dos autom?veis mais novos, est? mais barato, j? que o m?todo de estabelecimento de pre?os leva em conta o perfil do usu?rio.

Contratar seguro para carros requer, antes de mais nada, muita pesquisa. Cota??o realizada pela Merit Seguros a pedido do JT mostra que os pre?os para um mesmo perfil de usu?rio e id?ntico modelo de autom?vel podem apresentar varia??es superiores a 90%. (leia ao lado).

Segundo S?rgio Fasolari, diretor da Merit Seguros, mais que buscar as melhores condi??es para contrata??o do seguro, ? preciso associar o pre?o ao autom?vel buscado. De acordo com Fasolari, modelos como Golf, Parati e Audi A3 t?m seguros mais caros, seja porque s?o alvos preferenciais de ladr?es ou em fun??o da m?o-de-obra mais cara.

Fasolari recomenda, ainda, que a cota??o do seguro seja realizada com v?rios profissionais, uma vez que o mercado possui um sem-n?mero deles, bem como pre?os que podem diferir muito em raz?o dos servi?os prestados.

Um ponto que o corretor faz quest?o de ressaltar ? a veracidade das informa??es prestadas ? seguradora no momento da contrata??o. Ele lembra que mentir ? o pior neg?cio. Caso haja alguma omiss?o ou mentira por parte do cliente, a seguradora ir? descobrir no momento da investiga??o de algum problema pelo qual deva reembolsar ou assumir uma d?vida.

Conversa e c?pia
Para a escolha da corretora, Fasolari tamb?m sugere a tradicional indica??o de amigos ou pessoas que conhe?am o servi?o da empresa e da seguradora. 'Numa conversa informal se percebe se o profissional est? atualizado quanto ao mercado', afirma.

N?o se esque?a de pedir ao corretor uma c?pia da proposta que ser? entregue ? seguradora. O documento serve para que, depois, os dados sejam confrontados com os constantes da ap?lice da empresa.

Outro detalhe importante ressaltado por Fasolari ? o pagamento das parcelas, principalmente a primeira. Ele recomenda que quem optar por cheque deve preench?-lo nominal ? companhia respons?vel pelo servi?o e nunca ao corretor, porque j? houve casos em que, enquanto o cliente achava que as parcelas de seu seguro eram quitadas, o intermedi?rio ficava com o dinheiro. O melhor, diz o diretor da Merit, ? optar por boletos banc?rios ou d?bito em conta corrente.

Quando se trata de valores, Fasolari explica que eles variam entre regi?es e de acordo com o perfil do cliente.

FONTE: Jornal da Tarde

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