Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

10/04/2007 - Infraero afasta 4 dirigentes sob suspeita

?Mais quatro dirigentes da Infraero foram afastados dos cargos por participa??o em neg?cios supostamente irregulares e investigados pela CGU (Controladoria Geral da Uni?o). A decis?o foi tomada ontem pelo conselho de administra??o da estatal que administra os aeroportos do pa?s.

Como s?o funcion?rios de carreira da Infraero, os dirigentes afastados continuar?o vinculados aos quadros da empresa at? o t?rmino das investiga??es, informou a estatal.

Foram afastados ontem: Jos? Welington Moura, que respondia pela diretoria comercial, Fernando Brendaglia de Almeida, antecessor de Moura no cargo e at? ontem superintendente de Planejamento e Gest?o da estatal, Napole?o Lopes Guimar?es Neto, assistente da Procuradoria Jur?dica, e M?rcia Gon?alves Chaves, assessora da presid?ncia da estatal.

Os quatro funcion?rios s?o investigados em um dos v?rios neg?cios suspeitos na estatal. Trata-se da renova??o pela empresa Shell do Brasil de contrato para explorar ?rea do aeroporto de Bras?lia. Tanto uma auditoria interna da Infraero como a CGU conclu?ram que o contrato n?o poderia ter sido renovado em agosto de 2005 sem a realiza??o de uma nova licita??o.

O contrato original venceu em 2003. Depois disso, a Infraero chegou a obter na Justi?a direito a cobrar da Shell R$ 300 mil de pagamentos atrasados. Mas o dinheiro foi devolvido ? distribuidora por meio de acordo de renova??o da concess?o, agora contestado.

A Folha de S.Paulo n?o conseguiu falar com os funcion?rios. Mas o diretor comercial afastado Jos? Welington Moura divulgou parecer da procuradora-geral da Infraero, Josefina Pinha, de novembro de 2006, atestando a legalidade do neg?cio com a Shell. Josefina teve recentemente os sigilos banc?rio e fiscal quebrados pela Justi?a. Com o documento, Moura espera rever a decis?o de ontem.

O afastamento dos funcion?rios foi defendido no conselho de administra??o da Infraero pelo seu presidente, o ministro da Defesa, Waldir Pires.

At? agora, s?o cinco os dirigentes afastados. Em dezembro do ano passado, Pires j? havia pedido o afastamento do ent?o diretor financeiro, Adenauher Figueira Nunes, que tamb?m responde a sindic?ncia na CGU.

O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) registrou movimenta??o banc?ria suspeita de Adenauher em 2004. Ele tamb?m teve o nome envolvido em neg?cio da Infraero com a corretora de seguros Assur?, um dos cap?tulos do esc?ndalo do mensal?o.

Os neg?cios sob investiga??o na CGU e que deram origem aos pedidos de afastamento dos cargos foram realizados na gest?o do ex-presidente da estatal e atual deputado federal Carlos Wilson (PT-PE).

Al?m dos funcion?rios j? afastados do cargo, h? outros dirigentes da estatal sob investiga??o. A diretora de engenharia, Eleuza Therezinha Lopes, teve os sigilos fiscal e banc?rio quebrados a pedido do Minist?rio P?blico Federal. ? investigada por suposta participa??o em irregularidades em licita??o do aeroporto de Congonhas. O mesmo epis?dio levou ? quebra dos sigilos da procuradora-geral da Infraero, Josefina Pinha.

Durante reuni?o do conselho de administra??o ontem, o presidente da Infraero, Jos? Carlos Pereira, entregou ao ministro da Defesa relat?rio sobre o apag?o a?reo. O documento sugere investimentos de R$ 3,2 bilh?es na infra-estrutura dos aeroportos at? 2011.

FONTE: Folha Online

Voltar