Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

03/04/2007 - EUA reclamam de barreiras impostas pelo Brasil

?O governo dos Estados Unidos acusou 63 de seus parceiros comerciais, entre eles o Brasil, de impor barreiras "injustas" a produtos de exporta??o americanos.

Um relat?rio anual apresentado na segunda-feira pela representante de com?rcio americana, Susan Schwab, afirma que as tarifas impostas individualmente pelo Brasil e a TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul est?o prejudicando a exporta??o de produtos agr?colas, bebidas destiladas e artigos de inform?tica e telecomunica??es.

"O Brasil aplica tarifas adicionais que poder?o dobrar o custo de importa??es no pa?s", diz o documento. "Altas tarifas para equipamentos e pe?as de inform?tica, al?m de altos impostos, levaram ? cria??o de um enorme mercado negro de computadores."

Segundo o relat?rio, o d?ficit comercial dos Estados Unidos com o Brasil foi de US$ 7,2 bilh?es em 2006 - uma queda de US$ 1,9 bilh?o em rela??o ao ano anterior.

O Brasil representa o 13? maior mercado de exporta??es para os Estados Unidos.

Avan?os

O documento diz que a pirataria continua sendo "um problema grave" no Brasil, mas reconhece que as autoridades brasileiras t?m conseguido avan?ar no combate ao problema.

O mesmo reconhecimento partiu da pr?pria Susan Schwab em janeiro, durante um encontro da Oraganiza??o Mundial do Com?rcio (OMC), quando ela chegou a listar o Brasil como um dos pa?ses em que mais ocorrem viola??es de propriedade intelectual, junto com a China e a R?ssia.

Por esse motivo, o documento divulgado na segunda-feira coloca a China como prioridade na lista de ?reas em que o governo americano quer se concentrar para conseguir a redu??o das barreiras comerciais.

O relat?rio lembra que se o governo chin?s falhar em combater a pirataria, os Estados Unidos podem abrir um processo formal contra o pa?s junto ? OMC.

Segundo o documento, o controle "inadequado" da China nessa frente afeta uma ampla gama de produtos, que inclui filmes, m?sica, softwares, medicamentos, entre outros.

A China tamb?m ? criticada quanto a subs?dios. O relat?rio afirma que o pa?s aparentemente usa subs?dios "proibidos" que prejudicam pequenos e m?dios fabricantes americanos.

O estudo conclui que, em 2007, o governo americano vai continuar tentando "vigorosamente" encontrar uma solu??o para estes impasses.

O relat?rio ? preparado anualmente h? mais de 20 anos, e ? uma maneira de informar o Congresso americano sobre suas prioridades na ?rea de com?rcio exterior.

FONTE: BBC Brasil

Voltar