Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

29/03/2007 - Policiais federais encerram greve de 24 horas sem acordo salarial

?Terminou na manh? desta quinta-feira a paralisa??o de 24 horas realizada pela PF (Pol?cia Federal), em todo o pa?s. O movimento foi um protesto ao n?o-cumprimento de um acordo para reajuste salarial firmado em 2006. Durante a greve, representantes da categoria chegaram a se reunir com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sem sucesso.

Nesta quinta-feira, os sindicatos ligados ? PF dever?o realizar assembl?ias para avaliar o movimento. Como n?o houve acordo, h? possibilidade de haver greve geral.
O acordo descumprido foi fechado pelo ex-ministro da Justi?a, M?rcio Thomaz Bastos. Ele previa um reajuste de 60%, dividido em duas parcelas. O problema ? que a segunda, que deveria ter sido quitada em dezembro de 2006, n?o foi paga.

O ministro do Planejamento afirmou que o governo federal vai analisar a reivindica??o de reajustes salariais e considerou o movimento "um pouco precipitado" e negou que a promessa de aumento salarial tenha sido efetivada pelo governo.

"Voc?s n?o v?o achar que n?s sa?mos por a? prometendo reajustes para todo mundo. N?s queremos fazer isso avaliando aquilo que ? reivindicado, se ? justo. Se tem proced?ncia a reivindica??o, pode ser atendida, se n?s tivermos tamb?m recursos para isso."

Bernardo evitou comentar os percentuais de reajuste defendidos pela categoria. "? precipitado falar em percentual, n?s temos que ouvi-los, eles t?m que apresentar as reivindica??es. N?s vamos ouvir e vamos fazer. O que n?s estamos querendo na verdade nessa coisa de servidores p?blicos ? ter um planejamento de mais longo prazo", afirmou.

Efeitos da paralisa??o

Segundo levantamento da Fenapef (Federa??o Nacional dos Policiais Federais), somente os policiais federais dos Estados de Alagoas e Santa Catarina n?o aderiram ? paralisa??o. Com o movimento, os servi?os de investiga??o e de emiss?o de laudos ficaram suspensos. Os setores de emiss?o de passaportes tamb?m ficaram parados, exceto em casos urgentes.

Em S?o Paulo, os policiais federais prometiam realizar uma opera??o-padr?o --reduzindo o efetivo ? metade-- nos aeroportos de Congonhas, na zona sul da capital, e de Guarulhos, na regi?o metropolitana. Esperava-se que o movimento atrasasse embarques e desembarques e provocasse filas nos setores de imigra??o e libera??o de produtos restritos.

Por?m, ainda pela manh?, o presidente da Associa??o dos Servidores da Pol?cia Federal de S?o Paulo, Francisco Carlos Sabino, anunciou que a opera??o-padr?o havia sido cancelada por "respeito ? popula??o que tem sofrido com a crise a?rea".

FONTE: Folha OnLine

Voltar