Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

27/03/2007 - Brasil crescer? menos entre os Brics

?Estimativas do Credit Suisse indicam que o Pa?s perder? peso entre os maiores mercados de consumo at? 2010

O Brasil ter? o menor crescimento entre os pa?ses que formam o Bric (China, ?ndia e R?ssia, al?m do pr?prio Brasil) at? 2020. As estimativas s?o do Credit Suisse, um dos maiores bancos de investimento do mundo. Segundo o Credit Suisse, o Pa?s perder? peso entre os maiores mercados consumidores do mundo at? 2010 e ser? ultrapassado pela ?ndia entre os principais mercados.

Ainda de acordo com as estimativas do banco, a economia brasileira vai crescer 3% em 2007 e 3,3% em 2008. A m?dia anual estimada para 2009 a 2020 ? de 4,1%. A taxa ? inferior ?s estimativas para a R?ssia (5,1%), para a China (7%) e para a ?ndia (8%) no per?odo.

De acordo com os c?lculos do Credit Suisse, o Brasil representa hoje 2,3% do consumo total entre os maiores mercados do mundo. A partir de 2010, o Pa?s passar? a ter apenas 2,2% do mercado e, em 2020, ser? ultrapassado pela ?ndia. Com isso, cair? da 11? coloca??o que ocupa hoje para a 12?. O valor do consumo brasileiro em 2020 dever? estar em US$ 800 bilh?es, ante mais de US$ 8 trilh?es na China.

Hoje, o ranking ? liderado pelos Estados Unidos, com 42% do mercado consumidor mundial e equivalente a mais de US$ 11 trilh?es. Os americanos s?o seguidos pelo Jap?o com 11,1%, Alemanha com 7,3% e Inglaterra com 6,6%. A China vem na quinta coloca??o, ao lado da It?lia, com 5,4%.

Em 2015, o Brasil ter? um mercado superior ao da Cor?ia do Sul, Austr?lia e R?ssia. Mas cada vez mais distante da China, que at? l? ter? ultrapassado o Jap?o, Alemanha, Inglaterra e It?lia para se tornar o segundo maior do mundo, com 14,1%.

DRAG?O CHIN?S

O mercado chin?s ser? superado apenas pelos Estados Unidos, que continuar?o a ser o maior mercado para bens de consumo do mundo. Mesmo assim, o peso relativo dos Estados Unidos ser? reduzido dos 42% de hoje para 37,7% em 2015 e 34,6% em 2020. Quem ocupar? esse espa?o ser? a China, que no fim da pr?xima d?cada ser? respons?vel por 21% do consumo mundial.

O Credit Suisse aponta que, diante desse cen?rio, n?o ? de estranhar que empresas de bens de consumo estejam chegando ? China desde j?, entre elas a Nestl?, a Coca-Cola, Wal Mart, Nokia ou Swatch. Hoje, por?m, a maioria das empresas estrangeiras na China n?o consegue converter sua produ??o inteiramente ao mercado dom?stico e conta com as exporta??es para poder lucrar com seus investimentos no pa?s.

Apesar de representar 15% de todo o investimento dos pa?ses ricos e 26% das exporta??es de todas as economias desenvolvidas juntas, a China tem um consumo interno em n?vel desproporcional ?s dimens?es econ?micas do pa?s no cen?rio internacional. Mas a pr?xima d?cada dever? ver uma mudan?a nesse padr?o, segundo a avalia??o do banco com sede na Su??a. O principal motor do crescimento do consumo chin?s ser? a renda cada vez maior da gera??o de consumidores chineses que hoje tem entre 20 e 29 anos.

N?MERO

42 %

? a fatia do mercado consumidor mundial que pertence aos Estados Unidos, equivalente a US$ 11 trilh?es

FONTE: O Estado de S?o Paulo

Voltar