Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

26/03/2007 - Juro banc?rio ? o menor desde 2000, mas cheque especial ainda cobra 141% ao ano

?A taxa m?dia de juros banc?rios teve leve redu??o em fevereiro, para 39,7% ao ano, o menor n?vel da s?rie hist?rica, iniciada em junho de 2000, ap?s situar-se em 39,9% no primeiro m?s de 2007. Esse percentual corresponde ? m?dia das taxas cobradas em opera??es prefixadas, p?s-fixadas e flutuantes de pessoas f?sicas ou jur?dicas. No acumulado dos 12 meses encerrados em fevereiro, viu-se baixa de 6,5 pontos percentuais nessa rela??o.

De acordo com o Banco Central (BC), a queda de 0,2 ponto percentual na taxa m?dia de juros banc?rios foi decorrente de retra??es no custo do dinheiro tanto para pessoas f?sicas como jur?dicas.

Mesmo com a queda da taxa m?dia de juros, o spread, ou ganho dos bancos com a diferen?a entre as taxas de aplica??o e de capta??o, aumentou 0,2 ponto percentual em fevereiro, para 27,6%, tamb?m considerando a m?dia das tr?s modalidades de juros para financiamento.

J? a taxa m?dia de juros cobradas na modalidade oferecida pelo cheque especial, apesar de ter ca?do 0,7 ponto percentual em rela??o a janeiro, ficou em 141,2% ao ano em fevereiro. No acumulado de 12 meses, houve retra??o de 5,5 pontos percentuais. O spread cobrado pelos bancos nesta opera??o passou de 130,2% em janeiro para 129,5% no m?s seguinte.

Nas outras modalidades de cr?dito ? pessoa f?sica, o custo m?dio do empr?stimo para aquisi??o de ve?culos recuou 0,7 ponto percentual, para 32% ao ano em janeiro. Em 12 meses, essa taxa m?dia caiu 3,2 pontos percentuais. O juro do cr?dito pessoal diminuiu 0,9 ponto percentual, ficando em 56,3% ao ano. Em 12 meses, acumula queda de 12,3 pontos percentuais.

Dentro dessas opera??es, a taxa m?dia dos empr?stimos com desconto em folha de pagamento saiu de 33% anuais em janeiro para 32,5% no m?s seguinte.

As opera??es tradicionais de cr?dito pessoal viram decr?scimo de 0,7 ponto percentual, de 74,5% anuais para 73,8%.

As taxas de empr?stimos cobradas para aquisi??o de bens variados ?como eletroeletr?nicos, por exemplo?, por?m, declinaram 1,4 ponto percentual em fevereiro, para 57,9% anuais. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC).

FONTE: Valor Econ?mico

Voltar