Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

11/04/2024 - Falta de vacinas contra Covid-19 prejudica campanhas de imunização no país

Um levantamento feito pela "Central de Ouvintes da BandNews FM" aponta que alguns municípios brasileiros estão sem o imunizante contra a Covid-19, enquanto, em outros, as prefeituras têm limitado as doses a grupos prioritários.

No estado de São Paulo, nos últimos três meses, o Ministério da Saúde realizou apenas um repasse da vacina bivalente e pediátrica contra a doença.

As ofertas foram inferiores ao solicitado e o governo paulista aguarda o recebimento de novas doses do Programa Nacional de Imunizações.

Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde tem no estoque apenas 3.000 doses da bivalente.

A última vez que o Ministério da Saúde distribuiu a vacina da Covid-19 para o estado de São Paulo foi no final do mês passado (3), transferindo 63.900 quantidades.

Desde então, as unidades de saúde da capital realizam remanejamentos para atender a demanda. Na manhã desta quarta-feira (11), por exemplo, os postos do Centro não tinham nenhuma dose da bivalente, de acordo com o portal De Olho na Fila.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde tem enviado regularmente as pediátricas, mas reduziu os volumes destinados ao público adulto com a vacina Pfizer.

O último lote recebido chegou no dia 5 de abril e, desde então, a orientação do governo é para priorizar o público-alvo para garantir a oferta do imunizante.

As cidades de Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados e Duque de Caxias estão com estoques baixos e já alertaram ao Ministério da Saúde sobre a situação.

No Espírito Santo, o governo capixaba e a Prefeitura de Vitória informaram que não há estoque das vacinas bivalente e da Pfizer pediátrica. Em Porto Alegre, mais de 40% das Unidades de Saúde estão sem vacinas.

Enquanto em Curitiba, a previsão é que o estoque atual termine ainda nesta quinta-feira (11).

Durante coletiva de imprensa na última terça (9), a Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, admitiu o atraso na entrega de vacinas e prometeu retomar as entregas na próxima semana.

A Pasta não informou quantas doses serão oferecidas aos estados imediatamente.

Uma nota técnica deve ser publicada com mais detalhes sobre a situação da vacinação contra a Covid-19 ainda nesta semana.

 

 

FONTE: UOL

Voltar