Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

11/12/2007 - Malha fina do IR pega 479 mil

A Receita Federal informou ontem que 479,7 mil pessoas ca?ram na malha fina neste ano. O n?mero representa redu??o de 35,7% ante 2006, quando 746 mil pessoas tiveram a declara??o do Imposto de Renda (IRPF) retida pelo Fisco.

A queda, na avalia??o do supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, se deve ? maior agilidade da Receita no processamento dos dados e ao aumento das informa??es ao contribuinte, com a divulga??o do extrato do processamento da declara??o na libera??o de cada lote de restitui??o.

O extrato informa porque a declara??o continua na malha, o que possibilita ao contribuinte, depois de identificar o erro, fazer uma retificadora antes da libera??o do ?ltimo lote. O n?mero de pessoas em malha representa 1,96% das 24,5 milh?es de declara??es entregues em 2007. No ano passado, 22,5 milh?es de contribuintes prestaram contas ao Fisco e 3,31% tiveram a declara??o retida.

Segundo a Receita Federal, do total de contribuintes na malha fina este ano, 379 mil apresentam alguma diverg?ncia nas informa??es apresentadas na declara??o e 100,6 mil t?m d?bitos atrasados com o Fisco.

A omiss?o de rendimentos continua liderando a lista de irregularidades, o que levou 151,6 mil pessoas estarem na malha fina. Diverg?ncias na comprova??o com despesas m?dicas v?m em seguida, com 50,4 mil declara??es retidas.

Adir recomenda aos contribuintes que ca?ram na malha que consultem o extrato da declara??o no site da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) e fa?am uma declara??o retificadora.

Para ter acesso ao extrato, a pessoa deve informar o n?mero,do CPF e do recibo de entrega da declara??o. A Receita come?a a liberar os lotes residuais de 2007 em janeiro.

Caso o contribuinte n?o consiga identificar o motivo de ter ca?do na malha, ter? de aguardar a chamada do Fisco, que t?m prazo de at? cinco anos para faz?-lo. Se a pessoa tiver imposto a pagar, quando for chamada pela Receita ter? de arcar com uma multa de 75% sobre o valor do imposto e mais a corre??o pela varia??o da Taxa Selic.

A consulta ao s?timo lote de declara??es de IRPF est? liberada desde ontem. O contribuinte que n?o estiver nesse ?ltimo lote j? est? na malha fina. Para saber se est? no s?timo lote, a pessoa deve acessar a p?gina da Receita Federal ou ligar para o Receitafone (0300-789-0300).

No ?ltimo lote do IR 2007 constam 966,1 mil declara??es, das quais 838,9 mil contribuintes com direito ? restitui??o, no valor de R$ 928,3 milh?es. O dinheiro poder? ser sacado no dia 17 de dezembro.

FONTE: O Estad?o

Voltar