Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

05/12/2007 - Sem votos para garantir aprova??o, governo quer adiar vota?ao da CPMF

Sem ter ainda os votos necess?rios para aprovar a prorroga??o da Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira (CPMF) at? 2011 no Senado, o governo quer adiar a vota??o no plen?rio para a semana que vem e, assim, ganhar tempo para tentar convencer oposicionistas e dissidentes da base aliada. "O feeling ? que a vota??o seja apenas na semana que vem. Provavelmente, n?o ser? nesta quinta-feira", admitiu o l?der do governo, Romero Juc? (PMDB-RR), que tinha como plano original votar a emenda amanh?.

O problema ? que as contas do governo ainda indicam que n?o foram obtidos os 49 votos necess?rios - como ? uma emenda constitucional, precisa ter o apoio de tr?s quintos da Casa, em dois turnos de vota??o. A arrecada??o anual da CPMF ? de cerca de R$ 40 bilh?es.

Para complicar, a ren?ncia de Renan Calheiros (PMDB-AL) ? presid?ncia do Senado acelerou o calend?rio de sua sucess?o. O governo queria evitar a mistura dos dois assuntos, para impedir que a sucess?o dificultasse a vota??o da CPMF. "Hoje, o governo n?o tem os votos de que precisa para aprovar a CPMF. A elei??o da presid?ncia do Senado d? mais um condimento contra o governo na discuss?o", disse o l?der do DEM, Jos? Agripino Maia (RN).

Outro problema ? que o presidente interino do Senado, Ti?o Viana (PT-AC), pretende se abster na vota??o da CPMF, exceto no caso de empate, porque comanda as sess?es. O governo contabilizava seu voto a favor.

Foi por perceber essas fragilidades que a oposi??o mudou de estrat?gia e passou a defender a vota??o imediata da CPMF e da sucess?o na Casa. A avalia??o ? de que, com a combina??o dos dois assuntos, o Planalto n?o conseguir? aprovar o imposto do cheque. "O governo n?o queria votar j? na quinta-feira? Tudo bem, n?s aceitamos", disse Agripino. "Acho que temos os votos que precisamos para derrubar a CPMF", avaliou o l?der tucano, Arthur Virg?lio (AM).

Na busca de mais tempo para negociar, o governo planeja derrubar at? a pr?xima semana todas as emendas ? CPMF apresentadas na Comiss?o de Constitui??o e Justi?a (CCJ) - o relator ? o pr?prio Juc?. At? l?, o Planalto espera ter garimpado os votos de que ainda precisa.

FONTE: O Estad?o

Voltar