Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

21/08/2007 - Exportadoras ainda n?o v?em estragos com recuo na cota??o de mat?ria-prima

?As ind?strias produtoras de commodities acompanham com aten??o a alta dos pre?os provocada pelo crise dos mercados financeiros internacionais, mas dizem n?o acreditar ainda numa freada brusca da demanda mundial nem cogitam, por enquanto, congelar investimentos.
A Vale do Rio Doce diz que trabalha com cen?rios de longo prazo e n?o far? nenhuma altera??o em seus planos de investimento e de capta??o de recursos por causa da volatilidade dos mercados. A companhia projeta investimentos de US$ 6,3 bilh?es neste ano.
A cota??o do n?quel, novo grande foco de atua??o da mineradora com a aquisi??o da Inco, caiu 18,5% desde o in?cio da turbul?ncia, no final de julho, at? a ?ltima sexta-feira.
Para o diretor da Vale Fabio Barbosa, o "mundo continua a crescer" e n?o ruma "na dire??o de uma estagna??o", embora ele diga acreditar que a crise ter? um "efeito de segunda ordem [indireto]" sobre o consumo e os investimentos por causa do cen?rio de maior restri??o do cr?dito.
O empres?rio Eike Batista, presidente da mineradora MMX, disse que a queda dos pre?os das commodities ocorre por causa de um movimento de especula??o, sem lastro com a economia real, cujo crescimento continuar? forte. "O mundo est? bombando. Nunca cresceu dessa maneira. Mesmo se o crescimento da economia americana se desacelerar para 2%, o cen?rio ainda ser? positivo."
A CSN afirmou que acompanha os desdobramentos da crise, mas n?o prev? retardar investimentos. Est?o previstos R$ 12 bilh?es em duas novas usinas sider?rgicas e na amplia??o da extra??o de min?rio da mina de Casa de Pedra. Desde o in?cio da turbul?ncia, as placas de a?o j? se desvalorizaram em 10,9%.
Paulo Camillo Penna, presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Minera??o), disse que, se a crise perdurar, pode afetar a expans?o da economia mundial e rebater nas exporta??es brasileiras -21% do saldo comercial est? atrelado a produtos minerais (min?rio de ferro e petr?leo especialmente).

FONTE: Folha de S?o Paulo

Voltar