PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO
Profissionais e Organizações Contábeis – Obrigações Junto ao COAF
Sumário
1. Introdução
2. Operações Sujeitas ao Controle
3. Política de Prevenção
3.1 – Formalização da Política de Prevenção
4. Cadastro de Clientes e Demais Envolvidos
5. Registro Das Operações
6. Comunicações ao COAF
6.1 – Operações Com Indícios de Crimes
6.2 – Limites de Operações Que Deverão Ser Comunicada Independente de Análise
6.3 – Serviços de Auditoria Que Deverão Ser Informados
6.4 – Serviços de Assessoria Que Não Serão Objeto de Comunicação ao COAF
6.5 – Forma e Local de Efetuar a Informação ao COAF
6.5.1 – Declaração Negativa ao COAF
7. Guarda e Conservação de Registros e Documentos
8. Utilização Das Informações e Responsabilidade
9. Penalidades
10. Acompanhamento Das Informações no Sitio do COAF e do CFC
1. INTRODUÇÃO
Através da Resolução CFC nº 1.445, de 26 de julho de 2013 (DOU de 30.07.2013), o Conselho Federal de Contabilidade regulamentou os procedimentos a serem observados pelos profissionais e Organizações Contábeis, quando no exercício de suas funções, para cumprimento das obrigações junto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF previstas nos artigos 9, 10 e 11 da Lei n.º 9.613/1998, com as alterações introduzidas pela Lei nº 12.683/2012.
Nos itens a seguir trataremos sobre os mecanismos de controle e das obrigações junto ao COAF, que os profissionais e organizações contábeis terão que observar para fins de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
2. OPERAÇÕES SUJEITAS AO CONTROLE
Para fins de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, os profissionais e Organizações Contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, terão que manter uma política de prevenção, um cadastro de clientes e demais envolvidos, e registros, nas seguintes operações:
a) de compra e venda de imóveis, estabelecimentos comerciais ou industriais, ou participações societárias de qualquer natureza;
b) de gestão de fundos, valores mobiliários ou outros ativos;
c) de abertura ou gestão de contas bancárias, de poupança, investimento ou de valores mobiliários;
d) de criação, exploração ou gestão de sociedades de qualquer natureza, fundações, fundos fiduciários ou estruturas análogas;
e) financeiras, societárias ou imobiliárias; e
f) de alienação ou aquisição de direitos sobre contratos relacionados a atividades desportivas ou artísticas profissionais.
As pessoas mencionadas acima devem observar as disposições deste trabalho na prestação de serviço ao cliente, inclusive quando o serviço envolver a realização de operações em nome ou por conta do cliente.
3. POLÍTICA DE PREVENÇÃO
As pessoas físicas e jurídicas de que trata o item 2 devem estabelecer e implementar a política de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo compatível com seu volume de operações e, no caso das pessoas jurídicas, com seu porte, a qual deve abranger, no mínimo, procedimentos e controles destinados:
a) à identificação e realização de devida diligência para a qualificação dos clientes e demais envolvidos nas operações que realizarem;
b) à obtenção de informações sobre o propósito e a natureza dos serviços profissionais em relação aos negócios do cliente;
c) à identificação do beneficiário final dos serviços que prestarem;
d) à identificação de operações ou propostas de operações praticadas pelo cliente, suspeitas ou de comunicação obrigatória;
e) à revisão periódica da eficácia da política implantada para sua melhoria visando atingir os objetivos propostos.
3.1 – Formalização da Política de Prevenção
A política de prevenção deve ser formalizada expressamente pelo profissional, ou com aprovação pelo detentor de autoridade máxima de gestão na Organização Contábil, abrangendo, também, procedimentos para, quando aplicável:
a) a seleção e o treinamento de empregados em relação à política implantada;
b) a disseminação do seu conteúdo ao quadro de pessoal por processos institucionalizados e de caráter contínuo; e
c) o monitoramento das atividades desenvolvidas pelos empregados.
As disposições acima não se aplicam aos profissionais e Organizações Contábeis que possuem faturamento até o limite estabelecido no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – SIMPLES NACIONAL.
Nota:
1) Os profissionais e Organizações Contábeis devem avaliar a existência de suspeição nas propostas e/ou operações de seus clientes, dispensando especial atenção àquelas incomuns ou que, por suas características, no que se refere a partes envolvidas, valores, forma de realização, finalidade, complexidade, instrumentos utilizados ou pela falta de fundamento econômico ou legal, possam configurar sérios indícios dos crimes previstos na Lei n.º 9.613/1998 ou com eles relacionar-se.
4. CADASTRO DE CLIENTES E DEMAIS ENVOLVIDOS
Os profissionais e Organizações Contábeis devem manter cadastro de seus clientes e dos demais envolvidos nas operações que realizarem, inclusive representantes e procuradores, em relação aos quais devem constar, no mínimo:
a) se pessoa física:
a.1) nome completo;
a.2) número de inscrição no cadastro de Pessoa Física (CPF);
a.3) número do documento de identificação e nome do órgão expedidor ou, se estrangeiro, dados do passaporte ou carteira civil;
a.4) enquadramento em qualquer das condições previstas no Art. 1º da Resolução Coaf n.º 15, de 28.3.2007; e
a.5) enquadramento na condição de pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução Coaf n.º 16, de 28.3.2007; ou
b) se pessoa jurídica:
b.1) razão social;
b.2) número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ;
b.3) nome completo, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e número do documento de identificação e nome do órgão expedidor ou, se estrangeiro, dados do passaporte ou carteira civil, dos demais envolvidos; e
b.4) identificação dos beneficiários finais ou o registro das medidas adotadas com o objetivo de identificá-los, nos termos do Art. 7º, bem como seu enquadramento na condição de pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução Coaf n.º 16, de 28.3.2007.
c) registro do propósito e da natureza da relação de negócio;
d) data do cadastro e, quando for o caso, de suas atualizações; e
e) as correspondências impressas e eletrônicas que suportem a formalização e a prestação do serviço.
Devem ainda constar do cadastro o registro dos procedimentos e as análises de que trata a nota nº 1 do item 4.
Notas:
1) Para a realização das operações tratadas neste trabalho, as pessoas de que trata o item 2 deverão assegurar-se de que as informações cadastrais do cliente estejam atualizadas no momento da contratação do serviço.
2) Os profissionais e Organizações Contábeis devem adotar procedimentos adicionais de verificação sempre que houver dúvida quanto à fidedignidade das informações constantes do cadastro, quando houver suspeita da prática dos crimes previstos na Lei n.º 9.613/1998 ou de situações a eles relacionadas.
3) Os profissionais e Organizações Contábeis devem adotar medidas adequadas para compreenderem a composição acionária e a estrutura de controle dos clientes pessoas jurídicas, com o objetivo de identificar seu beneficiário final.
Quando não for possível identificar o beneficiário final, as pessoas de que trata o item 2 devem dispensar especial atenção à operação, avaliando a conveniência de realizá-la ou de estabelecer ou manter a relação de negócio.
5. REGISTRO DAS OPERAÇÕES
Os profissionais e Organizações Contábeis devem manter registro de todos os serviços que prestarem e de todas as operações que realizarem em nome de seus clientes, do qual devem constar, no mínimo:
a) a identificação do cliente;
b) descrição pormenorizada dos serviços prestados ou das operações realizadas;
c) valor da operação;
d) data da operação;
e) forma de pagamento;
f) meio de pagamento; e
g) o registro fundamentado da decisão de proceder, ou não, às comunicações de que trata o subitem 6.1, bem como das análises de que trata a nota nº 1 do subitem 3.1.
6. COMUNICAÇÕES AO COAF
6.1 – Operações Com Indícios de Crimes
As operações e propostas de operações nas situações listadas a seguir podem configurar sérios indícios da ocorrência dos crimes previstos na Lei n.º 9.613/1998 ou com eles relacionar-se, devendo ser analisadas com especial atenção e, se consideradas suspeitas, comunicadas ao Coaf:
a) operação que aparente não ser resultante das atividades usuais do cliente ou do seu ramo de negócio;
b) operação cuja origem ou fundamentação econômica ou legal não sejam claramente aferíveis;
c) operação incompatível com o patrimônio e com a capacidade econômica financeira do cliente;
d) operação com cliente cujo beneficiário final não é possível identificar;
e) operação ou proposta envolvendo pessoa jurídica domiciliada em jurisdições consideradas pelo Grupo de Ação contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI) de alto risco ou com deficiências de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo ou países ou dependências consideradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) de tributação favorecida e/ou regime fiscal privilegiado;
f) operação ou proposta envolvendo pessoa jurídica cujos beneficiários finais, sócios, acionistas, procuradores ou representantes legais mantenham domicílio em jurisdições consideradas pelo GAFI de alto risco ou com deficiências estratégicas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo ou países ou dependências consideradas pela RFB de tributação favorecida e/ou regime fiscal privilegiado;
g) resistência, por parte do cliente ou demais envolvidos, ao fornecimento de informações ou prestação de informação falsa ou de difícil ou onerosa verificação, para a formalização do cadastro ou o registro da operação;
h) operação injustificadamente complexa ou com custos mais elevados que visem dificultar o rastreamento dos recursos ou a identificação do real objetivo da operação;
i) operação aparentemente fictícia ou com indícios de superfaturamento ou subfaturamento;
j) operação com cláusulas que estabeleçam condições incompatíveis com as praticadas no mercado; e
k) operação envolvendo Declaração de Comprovação de Rendimentos (Decore), incompatível com a capacidade financeira do cliente, conforme disposto em Resolução específica do CFC.
l) qualquer tentativa de burlar os controles e registros exigidos pela legislação de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; e
m) Quaisquer outras operações que, considerando as partes e demais envolvidos, os valores, modo de realização e meio de pagamento, ou a falta de fundamento econômico ou legal, possam configurar sérios indícios da ocorrência dos crimes previstos na Lei n.° 9.613/1998 ou com eles relacionar-se.
6.2 – Limites de Operações Que Deverão Ser Comunicada Independente de Análise
As operações e propostas de operações nas situações listadas a seguir devem ser comunicadas ao Coaf, independentemente de análise ou de qualquer outra consideração:
a) prestação de serviço realizada pelo profissional ou Organização Contábil, envolvendo o recebimento, em espécie, de valor igual ou superior a R$ 30.000,00 (trinta mil reais) ou equivalente em outra moeda;
b) prestação de serviço realizada pelo profissional ou Organização Contábil, envolvendo o recebimento, de valor igual ou superior a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), por meio de cheque emitido ao portador, inclusive a compra ou venda de bens móveis ou imóveis que integrem o ativo das pessoas jurídicas de que trata o item 2;
c) constituição de empresa e/ou aumento de capital social com integralização em moeda corrente, em espécie, acima de R$ 100.000,00 (cem mil reais); e
d) aquisição de ativos e pagamentos a terceiros, em espécie, acima de R$ 100.000,00 (cem mil reais);
6.3 – Serviços de Auditoria Que Deverão Ser Informados
No caso dos serviços de auditoria das demonstrações contábeis, as operações e transações passíveis de informação de acordo com os critérios estabelecidos nos subitens 6.1 e 6.2 são aquelas detectadas no curso normal de uma auditoria que leva em consideração a utilização de amostragem para seleção de operações ou transações a serem testadas, cuja determinação da extensão dos testes depende da avaliação dos riscos e do controle interno da entidade para responder a esses riscos, assim como do valor da materialidade para execução da auditoria, estabelecido para as demonstrações contábeis que estão sendo auditadas de acordo com as normas técnicas (NBCs TA) aprovadas por este Conselho.
6.4 – Serviços de Assessoria Que Não Serão Objeto de Comunicação ao COAF
Nos casos de serviços de assessoria, em que um profissional ou organização contábil contratada por pessoa física ou jurídica para análise de riscos de outra empresa ou organização que não seja seu cliente, não será objeto de comunicação ao Coaf.
6.5 – Forma e Local de Efetuar a Informação ao COAF
As comunicações de que tratam os subitens 6.1 e 6.2, devem ser efetuadas no sítio eletrônico do COAF, de acordo com as instruções ali definidas, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar do momento em que o responsável pelas comunicações ao Coaf concluir que a operação ou a proposta de operação deva ser comunicada, abstendo-se de dar ciência aos clientes de tal ato.
6.5.1 – Declaração Negativa ao COAF
Não havendo a ocorrência, durante o ano civil, de operações ou propostas a que se referem os subitens 6.1 e 6.2, considerando o subitem 6.3, as pessoas de que trata o item 2 devem apresentar declaração nesses termos ao CFC por meio do sítio do Coaf até o dia 31 de janeiro do ano seguinte.
7. GUARDA E CONSERVAÇÃO DE REGISTROS E DOCUMENTOS
Os profissionais e Organizações Contábeis devem conservar os cadastros e registros de que tratam os itens 4 e 5, bem como as correspondências de que trata o item 4 por, no mínimo, 5 (cinco) anos, contados da data de entrega do serviço contratado.
8. UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E RESPONSABILIDADE
A utilização de informações existentes em bancos de dados de entidades públicas ou privadas não substitui nem supre as exigências previstas no item 4, admitido seu uso para, em caráter complementar, confirmar dados e informações previamente coletados.
Os profissionais e Organizações Contábeis devem manter seu registro cadastral atualizado no Conselho Regional de Contabilidade de seu Estado.
As comunicações de boa-fé, feitas na forma prevista no Art. 11 da Lei n.º 9.613/1998, não acarretarão responsabilidade civil ou administrativa.
9. PENALIDADES
Os profissionais e Organizações Contábeis, bem com os seus administradores que deixarem de cumprir as obrigações desta Resolução, sujeitar-se-ão às sanções previstas no Art. 27 do Decreto-Lei n.º 9295/1946 e no Art. 12 da Lei n.º 9.613/1998.
10. ACOMPANHAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO SITIO DO COAF E DO CFC
De modo a aprimorar os controles tratados neste trabalho, em especial o estabelecimento da política a que se refere o item 3, e para os fins referidos na nota nº 1 do subitem 3.1 e subitem 6.1, os profissionais e Organizações Contábeis devem acompanhar no sítio do Coaf e do CFC, a divulgação de informações adicionais, bem como aquelas relativas às localidades de que tratam as letras “e’ e “f” do subitem 6.1.
Os profissionais e Organizações Contábeis deverão atender às requisições formuladas pelo Coaf na periodicidade, forma e condições por ele estabelecidas, cabendo-lhe preservar, nos termos da lei, o sigilo das informações prestadas.
As comunicações previstas neste trabalho serão protegidas por sigilo.
Fundamentos legais: os citados no texto.