CONECTIVIDADE
SOCIAL
A Caixa está colocando à disposição o Conectividade Social. Com este software sua empresa realiza com mais rapidez, praticidade e segurança o recolhimento e a declaração de suas obrigações sociais, por meio de conexão à Internet.
Mais do que um simples aplicativo, ao instalar o Conectividade Social sua empresa estará acessando um canal de relacionamento estruturado no uso de tecnologia de vanguarda, transposto para seu ambiente.
O uso do Conectividade Social está vinculado à certificação eletrônica, composta da identificação das chaves pública e privada da empresa usuária, o que garante a sua segurança.
Para que você e sua empresa possam usufruir das vantagens do Conectividade Social é necessário fazer, previamente, a sua certificação em qualquer agência da Caixa.
Com o Conectividade Social você pode, inicialmente, transmitir o arquivo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - Sefip. Em breve poderá autorizar o débito automático em sua conta corrente, pagar a Guia de Previdência Social, apresentar a Relação Anual de Informações Sociais - Rais e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, além de poder retificar os dados cadastrais dos empregados da sua empresa.
Para usar o Conectividade Social basta procurar um gerente da Caixa, munido da documentação utilizada para abrir uma conta-corrente, tais como, Contrato Social com todas as suas alterações, Cartão CNPJ, Conta de Luz, Gás ou Telefone, etc., e será providenciada sua certificação eletrônica.
Abaixo elencamos as dúvidas mais freqüentes publicadas no site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br.
DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES
Este documento contém respostas às dúvidas mais freqüentes, identificadas durante o atendimento efetuado pelo Help Desk às empresas que utilizam o aplicativo Conectividade Social.
Poderá manter contato com o HELP DESK, 0800-561041, caso deseje que sua dúvida conste nesse documento.
1. Qual o Telefone do HELP DESK CAIXA?
O telefone é o 0800-561041, a ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia durante 7 dias na semana.
2. Qual o tipo de atendimento prestado pelo HELP DESK CAIXA?
Dúvidas referentes à instalação, configuração e navegação do aplicativo.
3. O que é o Conectividade Social?
O Conectividade Social representa um avanço no modo como as empresas se relacionam com o Governo, no tocante ao recolhimento das obrigações sociais e fornecimento/obtenção de Informações, por intermédio da troca de arquivos entre a Caixa e as empresas, através da Internet. Da simplificação de remessa e recebimento de informações sobre funcionários à facilitação do acesso às informações residentes em bancos de dados, tudo foi concebido e realizado de forma que o conceito de Conectividade fosse transposto para o âmbito social, com os benefícios do conforto, precisão, segurança e desburocratização.
4. Qual a configuração mínima para instalação do programa?
Para a instalação do programa é necessário possuir um computador com no mínimo:
Processador mínimo: Pentium 100MHZ 640 x 480 16MB;
Recomendável: Pentium 166MHZ 800 x 600 32MB - 95/98, 64MB - NT;
Monitor de vídeo VGA 640 x 480 ou superior;
Unidade de CD-ROM;
Unidade de disquete de 31/2 polegadas;
Modem;
Microsoft Windows 95 ou superior, ou Microsoft Windows NT 4 ou superior;
Memória RAM:
- Mínimo: 16 Mb;
- Recomendável: 24 Mb de memória RAM em ambiente Windows 95 ou 32 Mb em Windwos NT.
Para o funcionamento do Help on line - elaborado segundo os atuais padrões da Microsoft - é necessário que esteja instalado o Internet Explorer, em sua versão 3.01 ou superior.
Acesso à Internet.
5. O que é necessário para a instalação do Conectividade Social?
Para a instalação é necessário ter o CD de instalação do programa, o disquete com o certificado digital e a senha de acesso ao disquete. É importante também ter um computador com a configuração especificada.
6. Como faço para obter o aplicativo?
O aplicativo pode ser adquirido nas agências da CAIXA.
7. Como faço para executar o aplicativo?
Dar um duplo clique no ícone - na área de trabalho, aguardar alguns instantes a execução do programa.
8. O que é um certificado digital?
Os certificados digitais são como um cartão de crédito, carteira de motorista, passaporte. É uma chave de acesso emitida por uma autoridade certificadora, disponibilizada ao cliente através de um arquivo em disquete com extensão .PRI, e uma senha de acesso respectivo àquele usuário.
É possível apresentar um certificado digital de forma eletrônica para comprovar sua identidade ou sua autorização de acesso a serviços on-line.
9. A senha do certificado está relacionada com o arquivo, ou seja, cada cópia do arquivo do certificado pode ter uma senha diferente?
Sim, caso o cliente deseje fazer várias cópias do certificado e colocar senhas diferentes funcionará normalmente.
10. O pagamento da guia terá que ser feito no mesmo dia do envio do arquivo?
Se for recolhimento no prazo, o cliente poderá enviar o arquivo e efetivar o pagamento até o dia 07. Sendo um recolhimento em atraso, o cliente deverá enviar o arquivo e realizar o pagamento da guia no mesmo dia.
11. O cliente terá que permanecer conectado durante todo tempo que estiver utilizando o Conectividade Social?
Não, apenas no primeiro acesso após a instalação, e no momento de enviar ou receber mensagens.
12. Na instalação e utilização do Conectividade obrigatoriamente o usuário terá que ter direitos de administrador da máquina?
Sim, devido às alterações que são feitas no registro.
13. Como o cliente poderá imprimir o protocolo de envio do arquivo?
Através da opção consulta da RE, irá selecionar a RE correspondente e clicar na opção protocolo.
14. O certificado digital pode ser danificado por erro de digitação de senha?
Sim, caso o cliente digite a senha de forma incorreta 5 vezes, o arquivo será danificado tendo o mesmo que solicitar outro. Para que não tenha que solicitar outro certificado, o cliente deverá fazer uma cópia e guardar em lugar seguro, para uso no caso de se danificar o certificado que estava em uso. Nesse caso, é importante fazer uma outra cópia para o caso de se queimar o segundo certificado que estiver sendo usado.
15. O arquivo do certificado pode ser renomeado?
Sim, caso o cliente deseje ou haja necessidade.
16. Outros bancos poderão certificar empresas?
Atualmente apenas nas agências da CAIXA.
17. O cliente poderá enviar vários arquivos RE de uma única vez?
Sim, desde que todos sejam anexados na caixa de mensagens e em seguida enviado através da opção enviar todas.
18. Como será fornecido o certificado digital?
A empresa terá que solicitar o mesmo em uma agência da Caixa Econômica Federal.
19. Qual a documentação necessária para se obter o Certificado Digital?
A documentação é aquela para se abrir uma conta-corrente de pessoa jurídica.
20. O Conectividade pode ser utilizado via rede?
O aplicativo não funciona via rede. Poderá ser feita a instalação em uma estação da rede.
21. É necessário configurar o aplicativo para fazer uma conexão à Caixa Postal?
Na primeira execução do conectividade social é ativado um assistente que fornece auxílio na configuração do caminho do certificado, bem como o tipo de conexão Internet utilizada.
Fundamento Legal:
Arquivo adquirido no "site" da Caixa Econômica Federal.