ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Índices - Parte II

 

Sumário

6. ÍNDICES DE RENTABILIDADE

A rentabilidade mostra quanto o capital investido rendeu, indicando assim qual a situação econômica da empresa.

São índices de rentabilidade:

a) giro do ativo;

b) margem líquida;

c) margem bruta;

d) margem operacional;

e) rentabilidade do ativo;

f) rentabilidade do patrimônio líquido;

Os índices de rentabilidade são de interesse dos sócios que, através deles, verificam a remuneração do capital aplicado. Também os bancos e fornecedores têm interesse na rentabilidade da empresa, uma vez que medem a capacidade de pagamentos de dívidas assumidas.

Quando comparamos lucro com ativo, ou lucro com patrimônio líquido, devemos considerar dois aspectos:

I - muitos conceitos de lucro poderão ser utilizados: lucro líquido, lucro operacional, lucro bruto, etc. É imprescindível que o numerador seja coerente com o denominador. Se utilizarmos o lucro líquido no numerador, utilizaremos o ativo total no denominador. Utilizando o lucro operacional no numerador, utilizaremos ativo operacional no denominador.

II - tanto o ativo como o patrimônio líquido, utilizados no denominador para cálculo da taxa de retorno, deverão ser o médio:

ATIVO MÉDIO = ATIVO INICIAL + ATIVO FINAL e
                                                              2

PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÉDIO = PL INICIAL + PL FINAL
                                                                                      2

A razão é que nem o ativo final nem o ativo inicial geraram o resultado, mas a média do ativo utilizado no ano. Idem para o patrimônio líquido.

6.1 - Giro do Ativo

Este quociente mede o volume de vendas em relação ao investimento total. Quanto maior for o giro do ativo pelas vendas, maior deverá ser a taxa de lucro. Por isso é aconselhável manter o ativo a um mínimo necessário. Ativo ociosos, grandes investimentos em estoques, elevados valores de duplicatas a receber prejudicam o giro do ativo e, conseqüentemente, a rentabilidade.

É encontrado utilizando-se a fórmula:

GIRO DO ATIVO = VENDAS LÍQUIDAS
                                 ATIVO TOTAL MÉDIO

Obs.: O valor das vendas líquidas é encontrado da seguinte forma:

• Vendas totais (à vista e a prazo)

• (-) Impostos sobre as vendas

• (-) Descontos/abatimentos

• (-) Devoluções/cancelamentos

• (-) PIS sobre o faturamento

• (-) Cofins

• = Vendas líquidas

A obtenção de uma lucratividade satisfatória depende do volume de vendas efetuadas, que servirão para cobrir os custos e despesas e, ainda, proporcionar uma boa margem de lucro. Portanto, quanto maior for o giro do ativo, melhor para a empresa.

6.2 - Margem Líquida

A margem líquida indica a lucratividade obtida pela empresa em função do seu faturamento líquido.

Quanto maior for este quociente, maior será a lucratividade da empresa, pois ele indica quanto a empresa ganhou em cada real de vendas líquidas realizadas.

A margem líquida é encontrada usando-se a fórmula:

MARGEM LÍQUIDA =      LUCRO LÍQUIDO     
                                           VENDAS LÍQUIDAS

6.3 - Margem Bruta

Este quociente revela o percentual remanescente da receita líquida, após a dedução do custo das mercadorias vendidas; assim sendo, quanto maior se apresentar este índice, melhor para a empresa.

A margem bruta é determinada pela fórmula:

MARGEM BRUTA =            LUCRO BRUTO            
                                               VENDAS LÍQUIDAS

Obs.: O lucro bruto é determinado da seguinte forma:

• Vendas totais (à vista e a prazo)

• (-) deduções sobre vendas

• (=) vendas líquidas

• (-) custo das mercadorias vendidas

• (=) Lucro bruto

• ou: RCM = vendas líquidas - CMV

6.4 - Margem Operacional

Este coeficiente identifica o desempenho operacional da empresa, medido exclusivamente em função das operações normais da mesma.

Vale salientar que tal coeficiente corresponde ao ganho puro, não sendo computadas despesas e receitas financeiras.

A margem operacional é determinada através do uso da fórmula:

MARGEM OPERACIONAL =           LUCRO OPERACIONAL                
                                                                   VENDAS LÍQUIDAS

Obs.: O lucro operacional corresponde ao seguinte valor:

• Lucro bruto

• (-) despesas com vendas

• (-) despesas administrativas

• (-) despesas financeiras

• = Lucro operacional

6.5 - Rentabilidade do Ativo

Este índice procura mostrar quanto a empresa obtém de lucro líquido em relação ao ativo.

Superior a 1, indica que a lucratividade superou as aplicações do ativo.

Sendo inferior a 1, indica que a lucratividade não foi à altura para cobrir o valor investido na empresa.

A rentabilidade do ativo é encontrada através da fórmula:

RENTABILIDADE DO ATIVO =                 LUCRO LÍQUIDO                
                                                                     ATIVO TOTAL MÉDIO

6.6 - Rentabilidade do Patrimônio Líquido (RPL)

Este índice mostra qual a taxa de rendimento do capital próprio. O resultado pode ser comparado com outros rendimentos do mercado financeiro como: poupança, ações, etc.

A rentabilidade do patrimônio líquido é encontrada através da fórmula:

RPL =                   LUCRO LÍQUIDO                      
                  PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÉDIO

Nota:

PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÉDIO = PL INICIAL + PL FINAL
                                                                                      2

6.7 - Rentabilidade Líquida do Capital Investido em Estoques (RLCIE)

Este índice é importante para se determinar o rendimento do capital aplicado em estoques.

Esta rentabilidade é encontrada pela fórmula:

RLCIE =                LUCRO LÍQUIDO DE VENDAS           
                      CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS

 7. ÍNDICES DE ROTATIVIDADE

Este grupo de índices, apresenta quantos dias a empresa demora, em média, para receber suas vendas, para pagar suas compras e renovar o seu estoque.

Para fins de análise, quanto maior for a velocidade de recebimentos de vendas e de renovação de estoque, melhor. Por outro lado, quanto mais lento for o pagamento das compras, desde que não corresponda a atrasos, melhor.

São índices de rotatividade:

a) Rotação dos estoques;

b) Prazo médio de recebimentos;

c) Prazo médio de pagamentos.

Alguns aspectos para cálculo dos índices de rotatividade:

I - quando falamos em prazo médio de recebimentos de vendas (PMRV) não estamos considerando apenas as vendas a prazo, mas o total de vendas.

II - o total de vendas a ser utilizado para o cálculo do PMRV é a receita bruta (incluindo IPI, ICMS), por um lado, e o total de duplicatas a receber, por outro (sem excluir a provisão para devedores duvidosos e duplicatas descontadas).

III - um problema que sempre surge para o cálculo do prazo médio de pagamento de compras (PMPC) é o valor de compras, já que a demonstração do resultado do exercício não a destaca, mas apenas os custos das vendas.

IV - estes índices não refletem a realidade se aplicados em empresas que não têm compras e vendas uniformes durante o ano. Em outras palavras, não é adequado para empresas com vendas sazonais ou compras esporádicas.

V - Se, por um lado, vamos utilizar vendas, compras e custo das vendas (contas da DRE), por outro, para cálculo dos prazos médios, utilizaremos duplicatas a receber, fornecedores e estoques, respectivamente (contas do BP).

7.1 - Rotação Dos Estoques

A rotação dos estoques pode ser calculada sobre o estoque de mercadorias, matéria-prima, produtos em elaboração e indica quantas vezes o estoque é totalmente vendido, e novamente adquirido.

Para o cálculo da rotação dos estoques é necessário que os mesmos sejam avaliados pelo custo de aquisição ou produção, e que seja determinada uma média para os estoques durante o período.

A rotação dos estoques é determinada através da fórmula:

ROTAÇÃO =                        CUSTO DAS VENDAS                
                             ESTOQUES MÉDIO DAS MERCADORIAS

ESTOQUE MÉDIO = ESTOQUE INICIAL + ESTOQUE FINAL
                                                                         2

O resultado encontrado, quando usa-se a fórmula da rotação dos estoques, indica quantas vezes o estoque foi renovado.

Para avaliar o desempenho da empresa, é necessário fazer comparações entre empresas do mesmo ramo de atividade.

7.1.1 - Prazo Médio de Rotação Dos Estoques (PMRE)

O prazo médio da rotação dos estoques poderá ser informado em dias, meses, semanas, etc. Indica, em média, quantos dias a empresa leva para vender o seu estoque.

Tal dado poderá ser encontrado utilizando-se a fórmula:

PMRE =            360 X ESTOQUES MÉDIOS              
                                CUSTO DAS VENDAS

7.2 - Rotação de Duplicatas a Receber (RDR)

Este quociente demonstra quantas vezes o saldo médio de duplicatas a receber ou clientes foi renovado no período.

Quanto maior o quociente, mais rápido ocorre a renovação das duplicatas a receber. Isto significa que os clientes estão liquidando suas dívidas mais rapidamente.

Uma diminuição deste quociente não é interessante para a empresa, significando que os clientes estão demorando para pagar suas duplicatas.

Para o cálculo da rotação das duplicatas a receber, usa-se a seguinte fórmula:

RDR =                     VENDAS BRUTAS A PRAZO                     
                   SALDO MÉDIO DE DUPLICATAS A RECEBER

Nota: SMDR = SIDR + SFDR
                                    2

Onde:

• SMDR - Saldo Médio de Duplicatas a Receber

• SIDR - Saldo Inicial de Duplicatas a Receber

• SFDR - Saldo Final de Duplicatas a Receber

O resultado encontrado indica quantas vezes houve a renovação de duplicatas a receber.

7.2.1 - Prazo Médio de Recebimento (PMR)

O prazo médio de recebimento das duplicatas indica em quantos dias em média ocorre o recebimento das duplicatas de emissão da empresa e pode ser calculado usando-se a fórmula:

PMR =    360 dias X DUPLICATAS A RECEBER MÉDIAS
                                                     VENDAS

7.3 - Rotação de Duplicatas a Pagar (RDP)

Este quociente demonstra quantas vezes o saldo médio de duplicatas ou fornecedores a pagar foi renovado no período.

Quanto maior for o quociente da rotação, mais rápido a empresa está pagando seus fornecedores, o que pode representar um ponto desfavorável para a empresa. Uma redução na rotação indica que a empresa está atrasando seus pagamentos ou tendo um prazo maior para pagamento junto a seus fornecedores.

O cálculo da rotação de duplicatas a pagar será feito através da seguinte fórmula:

RDP = 360 DIAS x SMDP MÉDIO
                           COMPRAS

* SMDP = SIDP + SFDP2

Onde:

• SMDP - Saldo Médio de Duplicata a Pagar •SIDP - Saldo Inicial de Duplicatas a Pagar •SFDP - Saldo Final de Duplicatas a Pagar

 8. RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)

Este índice determina a capacidade da empresa em obter lucros com seus ativos. Quanto maior este índice, melhor para a empresa.

Pode ser calculado usando a seguinte fórmula:

ROI = LUCRO LÍQUIDO APÓS O IMPOSTO DE RENDA
                                 ATIVO TOTAL MÉDIO

ou ainda:

• ROI = MARGEM LÍQUIDA X GIRO DO ATIVO

 9. RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO (RSPL)

Este índice determina a remuneração do capital próprio aplicado na empresa.

É importante para que os acionistas/investidores tenham uma noção de qual o rendimento oferecido pela empresa.

Pode ser calculado usando a seguinte fórmula:

RSPL = LUCRO LÍQUIDO APÓS O IMPOSTO DE RENDA
                            PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÉDIO

 10. LUCRO POR AÇÃO

Este índice mede o ganho potencial das ações, dado que o lucro líquido do exercício não é todo distribuído. Através dele os acionistas/investidores avaliam os resultados apresentados pela empresa em relação às ações em seu poder.

O lucro por ação é determinado através da fórmula:

LUCRO POR AÇÃO =              LUCRO LÍQUIDO           
                                            Nº DE AÇÕES DO CAPITAL

 11. VALOR PATRIMONIAL DA AÇÃO

Este índice indica a parcela do capital próprio da empresa que compete às ações emitidas. Constitui a expressão de quanto caberia a cada fração do total do Capital Social, na hipótese de serem realizados todos os valores componentes do Ativo, bem como liquidadas todas as obrigações de acordo com os saldos informados no Balanço Patrimonial.

O valor patrimonial da ação poderá ser encontrada através da fórmula:

VALOR PATRIMONIAL DA AÇÃO =               PATRIMÔNIO LÍQUIDO      
                                                                               Nº DE AÇÕES  DO CAPITAL

 12. RELAÇÃO PREÇO/LUCRO

Este índice expressa o número de anos que seria necessário para o investidor obter o retorno do capital aplicado na aquisição de ações.

Ele permite avaliar a cotação da ação em relação ao lucro por ação.

A relação preço/lucro é obtida através da fórmula:

PREÇO/LUCRO =            VALOR DE MERCADO DA AÇÃO        
                                                      LUCRO POR AÇÃO

 13. DIVIDENDO POR AÇÃO

Este índice indica quanto do lucro distribuído deverá caber a cada ação.

É encontrado através da fórmula:

DIVIDENDO POR AÇÃO  =      DIVIDENDOS PAGOS
                                                            Nº DE AÇÕES

 14. GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA (GAF)

A alavancagem financeira representa a capacidade da empresa em aumentar o seu lucro líquido usando a estrutura de financiamento.

Este índice poderá ser encontrado através da seguinte fórmula:

GAF =              RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO         
                                 RETORNO SOBRE O ATIVO

 15. GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL (GAO)

O grau de alavancagem operacional representa a variação percentual nos lucros operacionais, relacionada com uma determinada variação percentual no volume de vendas.

Isto é possível levando-se em conta a possibilidade de haver um aumento no nível de atividade sem no entanto expandir seus ativos fixos, mantendo-se a estabilidade dos custos fixos.

O Grau de Alavancagem Operacional é encontrado através da fórmula:

GAO = (PV - CV) Q (PV - CV) - CF

Onde:

• Q = Quantidade

• PV = Preço de Venda por Unidade

• CV = Custo Variável por Unidade

• CF = Custo Fixo

 16. ESTRUTURA DE CAPITAL

16.1. Imobilização do Patrimônio Líquido

Indica quantos reais a empresa imobilizou para cada R$ 1,00 de patrimônio líquido

IPL = IMOBILIZADO ou PERMANENTE
                                    PL PL

16.2. Imobilização Dos Recursos a Longo Prazo e do Patrimônio Líquido

Indica quantos reais a empresa aplicou no permanente para cada R$ 1,00 de exigível a longo prazo e de patrimônio líquido

IPL/ELP = PERMANENTE
                          ELP + PL

16.3. Participação de Capitais de Terceiros Sobre Recursos Próprios

Indica quantos reais a empresa possui de capital de terceiros para cada R$ 1,00 de capital próprio.

PCT = CAPITAIS DE TERCEIROS
                 CAPITAIS PRÓPRIOS

17. ÍNDICES DE ANÁLISE BANCÁRIA

17.1. Índice de Descontos de Duplicatas

Indica quantos reais a empresa descontou para cada R$ 1,00 de duplicatas a receber.

IDD =     DUPLICATAS DESCONTADAS   
                  DUPLICATAS A RECEBER

17.2. Reciprocidade Bancária

Indica quantos reais a empresa mantém no Banco (saldo médio) para cada R$ 1,00 emprestado dos bancos.

RB =                 BANCOS CONTA MOVIMENTO                  
            DUPLICATAS DESCONTADAS + EMPRÉSTIMOS
                                            BANCÁRIOS

17.3. Participação Dos Recursos Bancários Sobre o Capital de Terceiros

Indica quantos reais a empresa assumiu nas instituições financeiras para cada R$ 1,00 de capitais de terceiros.

PRB =    DUPLICATAS DESCONTADAS + EMPRÉSTIMOS BANC + FINANCIAMENTOS
                                                  CAPITAIS DE TERCEIROS

18. GRAU DE SOLVÊNCIA

O grau de solvência demonstra a capacidade da empresa em liquidar suas obrigações no caso de falência.

Para determinação da solvência geral, usa-se a fórmula:

SOLVÊNCIA GERAL =          ATIVO TOTAL          
                                             PASSIVO EXIGÍVEL

Se o índice for maior do que 1, pode-se dizer que a empresa é solvente.

Se o índice for menor do que 1, pode-se dizer que a empresa é insolvente.

 19. FATOR DE INSOLVÊNCIA - ÍNDICE DE KANITZ

No Brasil, o Prof. Stephen C. Kanitz desenvolveu um modelo de como prever falências, por meio de tratamento estatístico de índices financeiros de algumas empresas que realmente faliram.

O modelo consiste, em primeiro lugar, em encontrar o fator de insolvência da empresa em análise com base na seguinte fórmula:

X1 =                  LUCRO LÍQUIDO                   X 0,05
                      PATRIMÔNIO LÍQUIDO

X2 =  LIQUIDEZ GERAL X 1,65

X3 = LIQUIDEZ SECA X 3,55

X4 = LIQUIDEZ CORRENTE X 1,06

X5 =                EXIGÍVEL TOTAL                X 0,33
                 PATRIMÔNIO LÍQUIDO

FATOR DE INSOLVÊNCIA = X1 + X2 + X3 - X4 - X5

Em segundo lugar, averigua-se em que intervalo recai o fator de insolvência no termômetro de insolvência, de acordo com o gráfico abaixo:

 anexo imposto.TIF (192012 bytes)

 Exemplo:

Considerando-se que determinada empresa apresente os seguintes índices, apurados em seu último balanço:

I - Dados:

   LL   =    (0,20)
   PL

LG = 0,50
LS = 0,10
LC = 2,60

  ET  =   2,60
  PL

II - Cálculo do fator de insolvência

X1 = (0,20) X 0,05 = (0,010)

X2 = 0,50 X 1,65 = 0,825

X3 = 0,10 X 3,55 = 0,355

X4 = 2,60 X 1,06 = 2,756

X5 = 2,60 X 0,33 = 0,858

FI = X1 + X2 + X3 – X4 – X5

FI = (0,010) + 0,825 + 0,355 – 2,756 – 0,858

FI = (2,444).

Esse resultado coloca a empresa na faixa de penumbra, bem próximo da insolvência.

Na aplicação do termômetro de Kanitz deve-se observar o seguinte:

a) o modelo é claramente destinado à indústria e comércio, não devendo ser aplicado indiscriminadamente a qualquer empresa;

b) há necessidade de que as demonstrações financeiras reflitam a realidade financeira da empresa;

c) o modelo não deve ser considerado de maneira isolada, mas outros indicadores também deverão ser tomados para que haja maior eficiência da análise.

 20. CONCLUSÃO

Ressaltamos que, neste trabalho, elencamos as fórmulas mais utilizadas para análise das Demonstrações Financeiras sobre as quais tecemos alguns comentários, sem a intenção de esgotar o assunto. No entanto, para que o profissional possa expedir um laudo sobre a situação financeira da empresa, não basta apenas aplicar as fórmulas aqui publicadas, ou seja, deverão ser analisados outros aspectos econômicos e financeiros da empresa, bem como estabelecer comparativos com outras empresas que exploram a mesma atividade econômica da empresa analisada.

 

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