ASSUNTOS DIVERSOS
TEMPORADA DE VERÃO 2000/2001 - TRANSPORTE ESPECIAL

RESUMO: O Decreto a seguir dispõe sobre o transporte especial na temporada de verão 2000/2001 das linhas regulares da praia.

DECRETO Nº 752, de 22.12.00
(DOM de 27.12.00)

Dispõe sobre o transporte especial na temporada de verão 2000/2001 das linhas regulares de praia e dá outras providências.

A PREFEITA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, no uso de suas atribuições prescritas no art. 74, inciso III, da Lei Orgânica do Município e de conformidade com o § 5º, do art. 4º e art. 85, da Lei Complementar nº 034, de 26 de fevereiro de 1999, decreta:

Art. 1º - O serviço de transporte coletivo especial na temporada de verão, nas linhas regulares de praia, será denominado SELETIVO PRAIA.

Art. 2º - A operação desses serviços de transporte, ficará, preferencialmente, ao encargo das empresas permissionárias, que já executam os serviços regulares naquelas linhas.

Parágrafo único - O Núcleo de Transportes poderá delegar os serviços de que trata este Decreto, atendendo ao interesse público, à transportadora não permissionária do sistema regular, sob regime de autorização, na forma prevista no § 2º, do art. 9º, da Lei Complementar nº 034/99.

Art. 3º - Os serviços do SELETIVO PRAIA serão operados com veículos tipo micro-ônibus, fabricados a partir de 1991, equipados com catraca mecânica ou eletrônica de controle de fluxo de passageiros, devendo conter as instruções e dísticos que identifiquem o serviço e a linha a ser operada.

Parágrafo único - Cada veículo em operação terá, obrigatoriamente, a logomarca da Administração Municipal, nas laterais esquerda e direita e na parte traseira.

Art. 4º - Na execução do transporte seletivo não será permitido passageiro em pé, considerando-se que o veículo estará lotado quando o número de passageiros for igual à sua capacidade nominal, - constante no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Art. 5º - A tarifa do SELETIVO PRAIA será de R$ 3,00 (três reais), conforme deliberação do Conselho Municipal de Transportes - CMT.

Art. 6º - As empresas permissionárias que detêm as linhas regulares serão diretamente responsáveis pelo recolhimento dos tributos e multas, assim como pelos danos decorrentes da operação das linhas pelas contratadas, que possam ocasionar prejuízos a terceiros ou à Prefeitura Municipal.

Art. 7º - Os contratos previstos no art. 4º, deste Decreto, serão, obrigatoriamente, registrados no Núcleo de Transportes para efeito de controle e fiscalização.

Parágrafo único - Para esse registro, as empresas contratadas deverão apresentar os seguintes documentos:

I - Cadastro padronizado do Núcleo de Transporte para o Seletivo Praia;

II - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;

III - Apólice de Seguro Particular para Acidentes Pessoais Coletivos;

IV - Certidão Negativa de Débitos junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Art. 8º - A data do início e término da execução dos serviços, bem como as linhas que serão operadas, seus itinerários, horários ou freqüências mínimas, serão estabelecidas pelo Núcleo de Transportes.

Art. 9º - As sanções pelo descumprimento deste Decreto, além da responsabilidade civil ou penal, serão aquelas constantes da Lei Complementar nº 034, de 26 de fevereiro de 1999.

Art. 10 - Compete ao Núcleo de Transportes estabelecer as Normas Complementares necessárias à execução do presente Decreto.

Art. 11 - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir do dia 26 de dezembro de 2000, revogadas as disposições em contrário.

Florianópolis, aos 22 de dezembro de 2000.

Angela Regina Heinzen Amin Helou
Prefeita Municipal

Índice Geral Índice Boletim