DESPESAS
ANTECIPADAS

 Sumário

1. CONCEITO

As despesas antecipadas representam pagamentos antecipados cujos benefícios ou prestação de serviço à empresa ocorrerão no exercício seguinte.

2. CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL DAS DESPESAS ANTECIPADAS

De acordo com o conceito de liquidez, este é o último subgrupo a ser apresentado no ativo circulante e normalmente inclui as seguintes contas:

- Prêmios de seguro;

- Aluguel pago antecipadamente;

- Assinaturas e anuidades;

- Antecipação de comissões e prêmios;

- Bilhetes de passagem adquiridos, mas ainda não utilizados.

Ressalte-se que os pagamentos antecipados que se converterão em despesa após o exercício seguinte à data do balanço devem ser classificados no realizável a longo prazo, como é o caso do prêmio de seguro com validade por vários anos.

 3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS DESPESAS ANTECIPADAS

As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência. A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.

Cabe destacar, ainda, que a legislação fiscal determina que os juros pagos antecipadamente deverão ser apropriados "pro rata tempore" nos exercícios sociais a que competirem. 

4. ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER

Os encargos financeiros vincendos já contabilizados não constituem despesas antecipadas e sim retificação - conta redutora do passivo correspondente.

No caso dos encargos financeiros relativos ao desconto de duplicatas, os mesmos podem figurar nessa conta de ativo circulante, uma vez que a conta Duplicatas Descontadas também está registrada no ativo circulante, como dedução das Duplicatas a Receber.

Índice Geral Índice Boletim