IPI |
ZONAS DE
PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE)
Tratamento Tributário
Sumário
1. INTRODUÇÃO
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) foram criadas pelo Decreto-lei nº 2.452, de 29.07.88, como um instrumento destinado a contribuir para a correção de desequilíbrios regionais, a geração de empregos, o fortalecimento do balanço de pagamentos e a difusão de novas tecnologias e métodos gerenciais mais modernos.
Dentre as principais características próprias das ZPE, destacam-se as seguintes:
- As ZPE serão instaladas nas regiões menos desenvolvidas do País;
- A criação das ZPE será feita por Decreto, mediante proposta dos Estados e / ou Municípios;
- A produção das empresas em ZPE deve ser destinada, exclusivamente, ao Exterior, sendo proibida sua venda no mercado doméstico;
- É vedada a instalação em ZPE de empresas cujos projetos evidenciem a simples transferência de plantas de indústrias já instaladas no país;
- O regime de ZPE é válido, para cada empresa, por 20 anos a contar de sua instalação podendo ser prorrogado por iguais períodos;
- As importações de empresas em ZPE estarão isentas do Imposto de Importação, sobre Produtos Industrializados, sobre Operações Financeiras, Finsocial e Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante;
- Estarão também dispensadas da obtenção de licenças de órgãos federais, exceto as relativas a controle sanitário, proteção do meio ambiente e de segurança nacional;
- As empresas em ZPE gozarão de livre disponibilidade das divisas obtidas nas exportações, sendo obrigadas, entretanto, a manter no País conta em moeda estrangeira em banco autorizado a operar em câmbio;
- As vendas para empresas localizadas em ZPE terão o mesmo tratamento fiscal, cambial e administrativo aplicado às exportações;
- A empresa instalada em ZPE não poderá constituir filial, firma em nome individual ou participar de outra localizada fora de ZPE;
- São vedadas quaisquer outras restrições à produção de bens e serviços que não as dispostas pela legislação que regula as ZPE;
- As mercadorias produzidas em ZPE somente poderão ser internadas no País sob os regimes de trânsito aduaneiro, admissão temporária e "drawback"; e
- É vedada à empresa instalada em ZPE a prestação de serviço, fora dela, a residente ou domiciliada no País.
O Decreto nº 846, de 25.07.93, regulamenta o citado DL nº 2.452/88, enquanto que a Instrução Normativa SRF nº 26, de 25.02.93, estabelece normas relativas ao controle fiscal das operações realizadas em Zonas de Processamento de Exportações.
2. BENEFÍCIOS FISCAIS
Às empresas que se instalarem em Zona de Processamento de Exportação - ZPE, desde que atendidas as condições do Decreto n.º 846, de 25.07.93, fica assegurada a fruição dos seguintes benefícios fiscais (art. 98 do Ripi/98):
a) imunidade do imposto que incidiria nas saídas de equipamentos, máquinas, aparelhos, instrumentos, matérias-primas, componentes, peças e acessórios e outros bens necessários à instalação industrial ou que integrem o processo produtivo de empresas localizadas nas referidas Zonas, desde que as vendas sejam realizadas com Registro de Exportação - RE e Declaração de Exportação - DE, no Siscomex, e com cobertura cambial;
b) isenção do imposto para os produtos importados por empresas autorizadas a operar em ZPE.
As mercadorias adquiridas no mercado interno poderão ser mantidas em depósito, remetidas para o Exterior ou destruídas, na forma prevista na legislação aduaneira.
As importações e as aquisições no mercado interno deverão ser feitas em quantidades compatíveis com o programa de produção e as necessidades operacionais da empresa.
Conforme já dito anteriormente, os benefícios concedidos às empresas autorizadas a se instalarem em ZPE vigorarão por até vinte anos, podendo, contudo, ser estendido, sucessivamente, por períodos iguais ao originalmente concedido.
2.1 - Nota Fiscal
Na respectiva Nota Fiscal que acobertar a saída de bens com o benefício de que trata a alínea "a" retro deverá constar, dentre outras indicações regulamentares, a expressão: "Imune do IPI nos termos do art. 98 do Ripi/98".
3. MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO
Será mantido e utilizado o crédito do imposto incidente sobre as matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem empregados na industrialização dos produtos vendidos com o benefício de que trata a alínea "a" do tópico anterior (art. 99 do Ripi/98).
4. PERDIMENTO
Estão sujeitos à pena de perdimento (art. 100 do Ripi/98):
a) os produtos importados adquiridos no mercado interno ou produzidos nas ZPE, que tenham saído para o mercado interno;
b) os produtos estrangeiros não permitidos, entrados na ZPE;
c) os produtos nacionais, entrados na ZPE, não submetidos aos procedimentos regulares de exportação previstos, de que trata o art. 21 do Decreto-lei n.º 2.452, de 1988, ou sem a observância das disposições contidas no item II do art. 13 do mesmo diploma legal.
Nota: Os citados dispositivos têm a seguinte redação:
"Art. 13. Serão permitidas compras no mercado interno de bens necessários às atividades da empresa:
I - (...);
II - de outros bens, desde que acompanhados de documentação fiscal hábil e o pagamento seja realizado em moeda nacional, convertida na forma prevista na alínea "b" do § 4º do art. 6º.
Art. 21 - Às vendas de bens para empresa localizada em ZPE, realizadas ao amparo de guia de exportação ou documento de efeito equivalente, com cobertura cambial, será atribuído o mesmo tratamento fiscal, cambial, creditício e administrativo aplicável às exportações em geral para o Exterior.
5. RELAÇÃO DAS ZPE
1) ZPE de Itacoatiara - AM
Obs: A Lei nº 7.993, de 05.01.90 garante ao Estado do Amazonas o direito de instalar uma ZPE. Contudo, o Estado ainda não cumpriu os trâmites legais para a criação desta.
Responsável: Samuel Assayag Hanan
Administração: Secretaria da Fazenda
Endereço: Rua Jonathas Pedrosa nº 1438 A - Praça 14 de Janeiro
CEP: 69.001-970 Manaus - AM - Brasil
Fone: (092) 633-1139 / 663-4664
Fax: (092) 633-1139
2) ZPE de Ilhéus - BA
Decreto de Criação: 97.703 de 28.04.89
Publicado no D.O.U. em 02.05.89
Área: 225 ha
Responsável: Isaac Albagli
Administração: Secretaria de Indústria e Comércio
Endereço: Prefeitura Municipal de Ilhéus
CEP: 45.660-000 Ilhéus - BA - Brasil
Fone: (073) 231-1861 R- 231 /241/259
Fax: (073) 231-8033
3) ZPE de Maracanaú - CE
Decreto de Criação: 96.990 de 14.10.88
Publicado no D.O.U. em 17.10.88
Área: 387,72 ha
Responsável: Raimundo José Marques Viana
Administração: Secretaria de Indústria e Comércio
Endereço: Rua Castro e Silva nº 81 - 9º andar - Centro
CEP: 60.030-010 Fortaleza - CE - Brasil
Fone: (085) 252-4177 / 221-5018
Fax: (085) 252-2170
4) ZPE de Vila Velha - ES
Decreto de Criação: 1.118 de 22.04.94
Publicado no D.O.U em 25.04.94
Área: 124,14 ha
Responsável: Paulo Augusto Vivácqua
Administradora: AZPEVV - Administradora da ZPE de Vila Velha.
Endereço: Av. Dos Navegantes nº 675, sala 1200 - B, Ed. Palácio do Café - Enseada Suá
CEP: 29.056-900 Vitória - ES - Brasil
Fone: (027) 325-3839 / 3583 / 225-5532
Fax: (027) 325-3138
5) ZPE de São Luís - MA
Decreto de Criação: 97.581 de 20.03.89
Publicado no D.O.U em 21.03.89
Decreto de Alteração de Área: 899 de 17.08.93
Publicado no D.O.U em 18.08.93
Área: 420,25 ha
Responsável: Pedro Dantas Rocha Neto
Administradora: AZPEMA - Administradora da ZPE de São Luís S.A.
Endereço: Av. do Vale, Ed. Carram, sala 402 - Renascença
CEP: 65.075 - 200 São Luís - MA - Brasil
Fone: (098) 235-1724 / 232-5722
Fax: (098) 232-5716
6) ZPE de Cáceres - MT
Decreto de Criação: 99.043 de 06.03.90
Publicado no D.O.U em 07.03.90
Área: 247,26 ha
Responsável: Adilson Reis
Administradora: AZPEC - Administradora da ZPE de Cáceres S.A.
Endereço: Rua Cel. Farias nº122 - 1º andar, sala A - Centro
CEP: 78.200 - 000 Cáceres - MT - Brasil
Fone: (065) 223-1518/2015 / 644-2288/2282
Fax: (065) 223-4824 / 644-2273
7) ZPE de Corumbá - MS
Decreto de Criação: 997 de 30.11.93
Publicado no D.O.U em 01.12.93
Área: 250 ha
Responsável: Danilo Camorim Curvo
Administradora: AZC - Administradora da ZPE de Corumbá S.A.
Endereço: Rua Cabral nº 81 - Centro
CEP: 79.300 - 000 Corumbá - MS - Brasil
Fone: (067) 231-2796
Fax: (067) 231-7255
8) ZPE de Téofilo Otoni - MG
Decreto de Criação: 1.276 de 13.10.94
Publicado no D.O.U em 14.10.94
Área: 14,31 ha
Responsável: Carlos Henrique Policeni
Administradora: ZPEX - Administradora de Teófilo Otoni S.A.
Endereço: Rua Epaminondas Otoni nº 665, sala 601 - 6º andar
CEP: 39.800-000 - Teófilo Otoni - MG - Brasil
Fone: (033) 522-5222
Fax: (033) 522-5439
9) ZPE de Barcarena - PA
Decreto de Criação: 97.663 de 14.04.89
Publicado no D.O.U. em 18.04.89
Decreto de Alteração de Área: 898 de 17.08.93
Publicado no D.O.U. em 18.08.93
Área: 925,71 ha
Responsável: Carlos Jehá Kayath
Administração: Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração
Endereço: Av. Presidente Vargas nº 1.020
CEP: 66.017-000 Belém - PA - Brasil
Fone: (091) 212-4432 / 242-1799 / 241-4500
Fax: (091) 223-2689
10) ZPE de João Pessoa - PB
Decreto de Criação: 1.275 de 13.10.94
Publicado no D.O.U em 14.10.94
Decreto de Alteração de Área: 899 de 17.08.93
Publicado no D.O.U em 18.08.93
Área: 240,29 ha
Responsável: João Bosco de Vasconcelos Nunes
Administradora: CINPAR - Cia de Investimento e Incorporações da Paraíba
Endereço: Rua Alice Azevedo nº 461 - 2º andar, sala 279 - Centro
CEP: 58.013-480 João Pessoa - PB - Brasil
Fone: (083) 221-8755 / 9195
Fax: (083) 221-9195
11) ZPE de Suape - PE
Decreto de Criação: 97.407 de 22.12.88
Publicado no D.O.U. em 26.12.88
Área: 451,52 ha
Responsável: João Joaquim Guimarães Recena
Administração: Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco
Endereço: Km 10 Rod. PE - 60 Engenho Massagana
CEP: 55.590-000 Ipojuca - PE - Brasil
Fone: (081) 424-1233
Fax: (081) 224-7061
12) ZPE de Parnaíba - PI
Decreto de Criação: 97.406 de 22.12.88
Publicado no D.O.U. em 26.12.88
Área: 270,20 ha
Responsável: Gil Borges
Administração: Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia
Endereço:Centro Adm. Bl. A, 2º andar
CEP: 64.018-200 Teresina - PI - Brasil
Fone: (086) 218-1838 / 1822 / 1819
Fax: (086) 218-1833
13) ZPE de Macaíba - RN
Decreto de Criação: 96.989 de 14.10.88
Publicado no D.O.U. em 17.10.88
Área: 210,79 ha
Responsável: Múcio Gurgel de Sá
Administração: Secretaria de Indústria e Comércio do Rio Grande do Norte
Endereço: Centro Adm. do Estado - BR 101 Km zero - Lagoa Nova
CEP: 59.059-900 Natal - RN - Brasil
Fone: (084) 231-5280
Fax: (084) 231-1471
14) ZPE de Rio Grande - RS
Decreto de Criação: 996 de 30.11.93
Publicado no D.O.U em 01.12.93
Área: 543,78 ha
Responsável: João Marimônio Carneiro Lages
Administradora: ZOPERG - Companhia Administradora da ZPE do Rio Grande
Endereço: Av. Portuária nº 6.240 - Bairro Ind. Almirante Tamandaré Caixa Postal nº12
CEP: 96.204 - 040 Rio Grande - RS - Brasil
Fone: (0532) 34-1231 / 1001
Fax: (0532) 34-1231
15) ZPE de Itaguaí - RJ
Decreto de Criação: 1.278 de 13.10.94
Publicado no D.O.U em 14.10.94
Área: 250 ha
Responsável: Hélio Meireles Cardoso
Administradora: Zona de Processamento de Exportação do Est. do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Rio Branco nº 80 - 6º andar
CEP: 20.040-000 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Fone: (021) 221-7563 / 242-8081
Fax: (021) 221-9235 / 224-7150
16) ZPE de Imbituba - SC
Decreto de Criação: 1.122 de 28.04.94
Publicado no D.O.U em 29.04.94
Área: 200,57 ha
Responsável: Manoel Victor Cavalcante
Administradora: IAZPE - Imbituba Administradora da ZPE S.A.
Endereço: Rua Saldanha Marinho nº 392 - Ed. Dona Iracema - 6º andar
CEP: 88.010 - 450 Florianópolis - SC - Brasil
Fone: (048) 224-2122/4377
Fax: (048) 224-1561 / 224-4377
17) ZPE de Nossa Senhora do Socorro - SE
Decreto de Criação: 97.664 de 14.04.89
Publicado no D.O.U em 18.04.89
Decreto de Alteração de Área: 897 de 17.08.93
Publicado no D.O.U. em 18.08.93
Decreto de Alteração de Área: 1.277 de 13.10.94
Publicado no D.O.U. em 14.10.94
Área: 93,54 ha
Responsável: Antônio Carlos Borges Freire
Administradora: CODISE - Companhia de Desenvolvimento Industrial e Recursos Minerais de Sergipe
Endereço: Av. Q Super Quadra K Distrito Industrial
CEP: 49.035-670 Aracaju - SE - Brasil
Fone: (079) 217-1000 / 231-4628
Fax: (079) 231-2790
18) ZPE de Araguaína - TO
Decreto de Criação: 98.123 de 06.09.89
Publicado no D.O.U em 08.09.89
Área: 300 ha
Responsável: Adacto Arthur Pereira de Mello
Administradora: Companhia Administradora da ZPE do Estado de Tocantins.
Endereço: Setor de Autarquias Sul - SAS, Quadra 1 Bloco A Conj. 309
CEP: 71.200 - 000 Brasília - DF - Brasil
Fone: (061) 224-4115
Fax: (061) 226-4076
ITR |
DECLARAÇÃO
DO ITR EM DISQUETE OU FORMULÁRIO
Prorrogação do Prazo de Apresentação
Por meio da Instrução Normativa SRF nº 102, de 20.08.98, foi adiada, "sine die", o termo final do prazo a que se refere o art. 2º, "in fine", da IN SRF nº 056/98, que fixava o período de 21 de agosto a 21 de setembro de 1998 para apresentação da Declaração do ITR, em disquete ou formulário.
TABELAS PRÁTICAS |
TABELAS
PRÁTICAS
REAJUSTE DE ALUGUÉIS JULHO/98
ÍNDICE | PERIODICIDADE | MULTIPLICADOR | PERCENTUAL |
IPC/ RJ- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9981 1,0036 1,0014 1,0057 1,0175 1,0490 |
-0,19% 0,36% 0,14% 0,57% 1,75% 4,90% |
IPC- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9975 1,0016 1,0030 1,0053 1,0100 1,0359 |
-0,25% 0,16% 0,30% 0,53% 1,00% 3,59% |
IGP- FGV | MENSAL TRIMESTRAL BIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9962 0,9990 1,0013 0,9999 1,0025 1,0359 |
-0,38% -0,10% 0,13% -0,01% 0,25% 3,59% |
IGPM- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9983 1,0021 1,0035 1,0048 1,0085 1,0431 |
-0,17% 0,21% 0,35% 0,48% 0,85% 4,31% |
IPA- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9939 0,9956 0,9969 0,9941 0,9939 1,0331 |
-0,61% -0,44% -0,31% -0,59% -0,61% 3,31% |
ICC- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0004 1,0019 1,0030 1,0050 1,0343 1,0614 |
0,04% 0,19% 0,30% 0,50% 3,43% 6,14% |
INCC- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0034 1,0073 1,0172 1,0121 1,0217 1,0496 |
0,34% 0,73% 1,72% 1,21% 2,17% 4,96% |
IPC- FIPE |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9923 0,9942 0,9994 1,0056 1,0016 1,0097 |
-0,77% -0,58% -0,06% 0,56% 0,16% 0,97% |
IPCA- IBGE |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9988 0,9990 1,0040 1,0064 1,0145 1,0306 |
-0,12% -0,10% 0,40% 0,64% 1,45% 3,06% |
INPC- IBGE |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
0,9972 0,9987 1,0059 1,0104 1,0208 1,0407 |
-0,28% -0,13% 0,59% 1,04% 2,08% 4,07% |
CUB- SIND |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0002 1,0070 1,0307 1,0316 1,0372 1,0596 |
0,02% 0,70% 3,07% 3,16% 3,72% 5,96% |
TR | MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0048 1,0097 1,0143 1,0190 1,0328 1,0956 |
0,48% 0,97% 1,43% 1,90% 3,28% 9,56% |
ÍNDICE SUBSTITUTIVO - ANUAL - 1,0383 - 3,83%
REAJ. DE ALUGUÉIS PARA CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM VIGOR POR PRAZO DETERMINADO, CELEBRADOS ANTES DA LEI Nº 9.069. |
OBS.: O Índice TR não é usado para correção de aluguéis.
Fonte: ABADI - Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis.
ICMS - SP |
SERVIÇOS
DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Documentário Fiscal Aplicável
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A presente matéria visa dar uma noção geral a respeito do documentário fiscal a que se sujeitam as empresas de transporte rodoviário de cargas e as principais particularidades aplicáveis a cada um deles, segundo a legislação do ICMS em vigor.
2. CONHECIMENTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
O transportador que executar serviços de transporte rodoviário interestadual ou intermunicipal de cargas emitirá o Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8, no mínimo, em 4 (quatro) vias nas prestações internas e, no mínimo, em 5 (cinco) vias nas prestações interestaduais (art. 144 do RICMS/91).
É vedado o destaque do ICMS nos documentos emitidos por transportadores autônomos, hipótese em que neles constará, impressa tipograficamente, a expressão "Este documento não tem valor para efeito de crédito do ICMS".
3. DESPACHO DE TRANSPORTE
Em substituição ao Conhecimento de Transporte, poderá ser emitido o documento denominado Despacho de Transporte, modelo 17, por empresa transportadora inscrita no Estado de São Paulo, que contratar transportador autônomo para concluir a execução de serviço de transporte de cargas, em meio de transporte diverso do original, cujo preço tiver sido cobrado até o destino das mesmas (art. 156 do RICMS/SP).
Referido documento será emitido, para cada veículo, antes do início da prestação do serviço, em 3 (três) vias, no mínimo.
4. ORDEM DE COLETA DE CARGAS
O transportador que executar serviço de coleta de cargas, para acobertar o transporte em território paulista desde o endereço do remetente até o seu estabelecimento emitirá, no mínimo, em 3 (três) vias, a Ordem de Coleta de Cargas, modelo 20 (art. 158 do RICMS/SP).
O número da Ordem de Coleta de Cargas deverá ser indicado no Conhecimento de Transporte correspondente.
Voltaremos ao assunto numa próxima oportunidade com mais detalhes.
5. MANIFESTO DE CARGAS
O Manifesto de Cargas, modelo 25, poderá ser emitido, em 2 (duas) vias, por transportador, antes do início da prestação do serviço, em relação a cada veículo, no caso de transporte fracionado de cargas (art. 159 do RICMS/SP).
Para tal fim, considera-se carga fracionada a que corresponda a mais de um Conhecimento de Transporte.
Oportunamente voltaremos ao assunto com mais detalhes.
6. AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA IMPRESSÃO
À exceção do Manifesto de Cargas, os demais documentos fiscais relacionados pela presente matéria necessitam de autorização prévia para a sua impressão, conforme determina o art. 186 do RICMS/SP.
NOTA FISCAL
IRREGULAR
Considerações Gerais
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Nem sempre as Notas Fiscais recebidas vêm corretamente preenchidas. Daí a razão que devem os integrantes do Departamento Fiscal examinar os documentos fiscais recebidos com o máximo cuidado, não aceitando-os quando a falha for de envergadura ou imediatamente comunicando o responsável pelo erro, quando este for sanável. A presunção da autoridade sobre quem aceita documento fiscal com falha é de que este foi conivente com o remetente, devendo ser também autuado.
2. IMPOSTO A MAIOR CONSTANTE DA NOTA FISCAL
Ao receber um documento fiscal com imposto a maior, ao escriturá-lo deverá fazê-lo pelo valor correto, comunicando o fato ao remetente da mercadoria.
Exemplo:
A alíquota correta é 12%, mas foi utilizada a alíquota de 18%; só tomar crédito correspondente aos 12%.
3. CARTA DE CORREÇÃO OU COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADE
É necessário sempre ter em mente que nem a carta de correção, nem a comunicação de irregularidade possuem conteúdo legal que lhes permitam corrigir procedimento fiscal. Elas apenas se prestam à comunicação da irregularidade fiscal cometida. A regularização do imposto destacado a menor se faz por documento fiscal complementar.
LEGISLAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO |
ISS
PROTOCOLO SIMPLES Nº 01/98
RESUMO: Divulgamos a seguir o Protocolo firmado entre a Delegacia da Receita Federal de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo para a implementação do Convênio de Adesão ao Simples.
PROTOCOLO SIMPLES Nº 01, de
19.08.98
(DOM de 20.08.98)
Dispõe sobre as medidas comuns e necessárias à Delegacia da Receita Federal de São Paulo e à Prefeitura do Município de São Paulo para a implementação do Convênio de Adesão ao SIMPLES, e dá outras providências.
O DELEGADO DA DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DE SÃO PAULO (DRF/SP), no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 155 do Regimento Interno do Departamento da Receita Federal, hoje Secretaria da Receita Federal, aprovado pela Portaria MF nº 606, de 3 de setembro de 1992, e o Secretário de Finanças do Município de São Paulo,
CONSIDERANDO o disposto na Cláusula Quinta do Convênio de Adesão ao Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte -SIMPLES, celebrado em 22 de maio de 1998 e publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 28 de maio de 1998, que autoriza o estabelecimento mediante Protocolo, dos procedimentos que se fizerem necessários à sua perfeita execução,
RESOLVEM aprovar os seguintes procedimentos a serem adotados pelas respectivas Administrações Tributárias:
Cláusula primeira - A execução do Convênio de Adesão ao SIMPLES dar-se-á, em especial, com o intercâmbio entre a Delegacia da Receita Federal de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo, de:
I - informações cadastrais e econômico-fiscais dos contribuintes;
II - procedimentos destinados a uniformização e atualização de dados cadastrais dos contribuintes;
III - metodologia de coleta e de organização de dados e informações para subsidiar as atividades de fiscalização, de cadastro e de cobrança;
IV - técnicas e metodologias voltadas para o aperfeiçoamento do trabalho fiscal.
Parágrafo primeiro - O intercâmbio de informações entre as partes convenentes será efetuado no restrito interesse fiscal, objetivando o pleno exercício das atividades de arrecadação, cobrança, tributação, cadastro e fiscalização.
Parágrafo segundo - As informações sobre os dados cadastrais e econômico-fiscais dos contribuintes e dos órgão convenentes, recebidas pela autoridade solicitante, não poderão ser divulgadas nem transferidas a terceiros, seja a título oneroso ou gratuito.
Cláusula segunda - As informações e dados necessários à operacionalização do Convênio, que serão fornecidos em caráter de permuta, deverão ser requeridas pelas autoridades signatárias do presente ou por prepostos previamente designados, mediante correspondência oficial.
Parágrafo primeiro - A disponibilização dos dados e informações deverá ser feita com a maior brevidade possível.
Parágrafo segundo - Na hipótese de não haver disponibilidade total de dados e informações, o pedido deverá ser atendido, de forma parcial, na medida em que forem disponibilizados.
Cláusula terceira - O fornecimento de dados cadastrais e econômico-fiscais poderá ser de forma eventual ou continuada, mediante apuração especial ou acesso on line às bases de dados.
Cláusula quarta - Os acessos de forma continuada às bases de dados da SRF e da Secretaria das Finanças do Município de São Paulo, condicionados a tratamento recíproco, serão autorizados mediante credenciamento dos usuários indicados pelas partes, que serão habilitados a operar os sistemas com o fornecimento de senhas, respeitadas as normas internas de cada parte.
Cláusula quinta - Quando a solicitação de dados, formulada pela Secretaria das Finanças do Município de São Paulo, exigir apuração especial, esta será executada nas bases de dados localizados no Serviço Federal de Processamento - SERPRO, após autorização da Divisão de Tecnologia e de Sistemas de Informação - DITEC, da Superintendência Regional da Receita Federal da 8ª Região Fiscal - SRRF/SP e aprovação pela Coordenação-Geral de Tecnologia e de Sistemas de Informação - COTEC.
Parágrafo único - O fornecimento eventual de dados cadastrais e econômico-fiscais com acesso on line às bases de dados será realizado por intermédio da DITEC/SRRF/SP.
Cláusula sexta - Quando a solicitação de dados formulada pela Delegacia da Receita Federal de São Paulo exigir apuração especial, esta será executada nas bases de dados localizadas na Companhia de Processamento de Dados do Município - PRODAM, após autorização da Secretaria das Finanças do Município de São Paulo, arcando a solicitante com os custos correspondentes.
Parágrafo único - O fornecimento eventual de dados cadastrais e econômico-fiscais, com acesso on line às bases de dados será realizado por intermédio da Secretaria das Finanças do Município de São Paulo.
Cláusula sétima - O intercâmbio de informações, enquanto não for possível disponibilizar sistema de acesso on line pelas partes, será feito por meio de apuração especial, com a remessa em meio magnético, capeado por correspondência oficial.
Cláusula oitava - Cada parte convenente responsabilizar-se-á pela remuneração devida aos respectivos servidores designados para as atividades previstas neste Protocolo, com despesas à conta de dotações orçamentárias próprias, ficando claro que o Convênio e este Protocolo não envolverão aplicação de recursos específicos, obedecidas, ainda, às seguintes condições:
I - as atividades, para consecução dos objetivos estabelecidos neste Protocolo, serão executadas de forma coordenada, porém com independência administrativa, financeira e técnica;
II - a coordenação dos serviços e atividades de que trata este Protocolo será realizada pelo Delegado da DRF/SP e pelo Secretário das Finanças do Município de São Paulo.
Cláusula nona - O atendimento às empresas de que trata o Convênio será feito nos Centros de Atendimento ao Contribuinte - CAC, da DRF/SP, em endereços a serem previamente comunicados à Secretaria das Finanças do Município de São Paulo.
Cláusula dez - No caso de alteração, inclusão ou redução dos locais de atendimento aos contribuintes, a Delegacia da Receita Federal de São Paulo fica obrigada a comunicar, imediatamente e por meio de correspondência oficial, a ocorrência à Secretaria das Finanças do Município de São Paulo.
Cláusula onze - Os demais procedimentos previstos no Convênio de Adesão ao SIMPLES, pendentes de normatização, serão objeto de protocolos complementares.
E, por estarem de acordo as partes, foi lavrado o presente Protocolo, em duas vias de igual teor e forma, destinada uma a cada uma das partes.
São Paulo, 19 de agosto de 1998
Ciro Rocha José Antonio de Freitas
Delegado Secretário das Finanças
MUNICÍPIO DE SÃO PAULO |