ITR |
A Secretaria da Receita Federal divulgou o Manual de Preenchimento da Declaração do ITR, o qual estamos reproduzindo nesta edição.
Antes, porém, lembramos que a apresentação do referido documento encerra-se no próximo dia 19.12 (a apresentação via INTERNET terminará às 20 horas desse mesmo dia).
INTRODUÇÃO
PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES LEGAIS OCORRIDAS
DECLARAÇÃO DO ITR
MEIOS DISPONÍVEIS PARA DECLARAR
OBRIGATORIEDADE DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO ITR
IMÓVEIS SUJEITOS À APURAÇÃO DO ITR
IMÓVEIS DISPENSADOS DA APURAÇÃO DO ITR
DISQUETE-PROGRAMA
PRAZO E LOCAL DE ENTREGA
INSTRUÇÕES GERAIS PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DIAC
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DIAT
PAGAMENTO DO IMPOSTO
PROCEDIMENTO DE OFÍCIO
ATIVIDADE PECUÁRIA E EXTRATIVA - FICHAS 6 E 7 DO DISQUETE-PROGRAMA
TABELA DE TRANSFORMAÇÃO DE MEDIDAS DE ÁREA
RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E SUA LOCALIZAÇÃO
TABELAS PRÁTICAS |
REAJUSTE DE
ALUGUÉIS
Novembro/97
ÍNDICE | PERIODICIDADE | MULTIPLICADOR | PERCENTUAL |
IPC/ RJ- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0033 1,0027 0,9984 1,0003 1,0175 1,0681 |
0,33% 0,27% (-) 0,16% 0,03% 1,75% 6,81% |
IPC- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRA QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0029 1,0046 1,0019 1,0043 1,0213 1,0681 |
0,29% 0,46% 0,19% 0,43% 2,13% 6,81% |
IGP- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0034 1,0093 1,0089 1,0098 1,0199 1,0709 |
0,34% 0,93% 0,89% 0,98% 1,99% 7,09% |
IGPM- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0037 1,0085 1,0094 1,0103 1,0199 1,0715 |
0,37% 0,85% 0,94% 1,03% 1,99% 7,15% |
IPA- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0041 1,0134 1,0119 1,0109 1,0148 1,0725 |
0,41% 1,34% 1,19% 1,09% 1,48% 7,25% |
ICC- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0036 1,0039 1,0161 1,0187 1,0219 1,0927 |
0,36% 0,39% 1,61% 1,87% 2,19% 9,27% |
ÍNDICE | PERIODICIDADE | MULTIPLICADOR | PERCENTUAL |
INCC- FGV |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0015 1,0042 1,0160 1,0212 1,0414 1,0724 |
0,15% 0,42% 1,60% 2,12% 4,14% 7,24% |
IPC- FIPE |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0022 1,0023 0,9947 0,9958 1,0155 1,0421 |
0,22% 0,23% (-) 0,53% (-) 0,42% 1,55% 4,21% |
IPCA- IBGE |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0023 1,0029 1.0027 1,0049 1,0145 1,0542 |
0,23% 0,29% 0,27% 0,49% 1,45% 5,42% |
INPC- IBGE |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0029 1,0039 1,0036 1,0054 1,0100 1,0429 |
0,29% 0,39% 0,36% 0,54% 1,00% 4,29% |
IPCR- IBGE |
MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
-X-X- -X-X- -X-X- -X-X- -X-X- -X-X- |
-X-X- -X-X- -X-X- -X-X- -X-X- -X-X- |
TR | MENSAL BIMESTRAL TRIMESTRAL QUADRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL |
1,0066 1,0131 1,0195 1,0263 1,0396 1,0855 |
0,66% 1,31% 1,95% 2,63% 3,96% 8,55% |
ÍNDICE SUBSTITUTIVO - ANUAL - 1,0569 - 5,69%
REAJ. DE ALUGUÉIS PARA CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM VIGOR POR PRAZO DETERMINADO,, CELEBRADOS ANTES DA LEI Nº 9.069. |
Obs.: O índice TR não é usado para a correção de aluguéis.
Fonte: ABADI - Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis.
ICMS |
CRÉDITO
Empresas Transportadoras
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Determinada transportadora de cargas formulou consulta à Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda sobre quais créditos do ICMS são legítimos, na hipótese desta vir a desistir da redução da base de cálculo do imposto (20%), passando, assim, a recolhê-lo pela sistemática normal de crédito/débito.
Para conhecimento de nossos leitores, estamos reproduzindo nesta oportunidade a íntegra da Resposta à Consulta nº 038/97, que esclareceu tal indagação.
Antes, porém, lembramos que atualmente a citada redução da base de cálculo encontra-se substituída pelo crédito presumido (opcional) correspondente a 20% (vinte por cento) do valor total do imposto devido, o que não invalida os esclarecimentos contidos na citada Resposta à Consulta.
2. RESPOSTA À CONSULTA Nº 038/97
ICMS - Crédito Fiscal - Direito às Transportadoras.
1. Diz a consulente, "ipsis litteris":
"1.1 - Exposição dos fatos:
O contribuinte acima, atualmente apura o ICMS com redução da base de cálculo em 20% sem o aproveitamento dos créditos pelas compras. Deseja alterar a apuração, para tributação a 100% da base de cálculo na saída dos serviços e com o aproveitamento dos créditos pelas compras.
1.2 - Entendimento:
a) O consulente entende que poderá se aproveitar dos créditos das seguintes mercadorias: óleo diesel; gasolina e álcool; óleo lubrificante; peças para manutenção; pneus; lonas; para os veículos envolvidos no transporte;
b) O consulente entende que toda mercadoria objeto de crédito do ICMS descrito no item acima, independente da Unidade da Federação de origem, dará direito ao crédito;
c) O consulente entende, ainda, que nos casos de mercadoria sem o destaque de ICMS por se tratar de substituição tributária, aplicará sobre o preço da mercadoria constante na Nota Fiscal, a alíquota cabível, para tomar como crédito de ICMS no livro de entrada.
1.3 - Consulta:
a) O entendimento de que as mercadorias constantes no item "a" do 'Entendimento' poderão ser objeto de crédito de ICMS está correto? Qual o fundamento?
b) O entendimento de que poderá o consulente se creditar do ICMS independente da unidade da federação de origem das mercadorias está correto? Qual o fundamento?
c) O entendimento de que para apurar o crédito de ICMS das Notas Fiscais sem o destaque do imposto, poderá o contribuinte aplicar a alíquota cabível sobre o preço das mercadorias constantes na nota fiscal está correto? Qual o fundamento?
d) Caso os entendimentos estejam incorretos, como proceder?"
2. Passamos às respostas na seqüência em que estão colocadas as indagações:
2.1 - Entende este órgão consultivo que é legítimo o aproveitamento, como crédito, do ICMS relativo às entradas ou aquisições de combustíveis (óleo diesel, gasolina e álcool), quando consumidos na execução da prestação do serviço de transporte, desde que os referidos serviços sejam regularmente onerados pelo imposto ou, não o sendo, haja expressa determinação para a manutenção do crédito.
No tocante às demais mercadorias citadas na inicial (óleo lubrificante, peças para manutenção, pneus e lonas), é vedado o crédito fiscal nas suas entradas ou aquisições, por não serem destinadas a consumo na execução de prestação de serviço de transporte realizada pelo estabelecimento, nos termos do artigo 63 do Regulamento do ICMS - RICMS, aprovado pelo Decreto nº 33.118/91.
Importa lembrar, ainda, que, com relação às mercadorias que se destinam ao ativo permanente do estabelecimento, o crédito fiscal passou a ser admitido desde de 01/11/96, por força do disposto nos artigos 20 e 33, inciso III, da Lei Complementar n.º 87/96, e observada a orientação contida no subitem 1.3 do Comunicado CAT n.º 66/96;
2.2 - Sim, a consulente poderá se creditar do ICMS, independentemente da procedência da mercadoria, com fundamento no artigo 56 e seguintes do RICMS, sendo que a matéria foi também tratada pela Decisão Normativa CAT-1, de 31/07/91, especialmente em seus itens 18 e seguintes. Outrossim, lembramos que o Comunicado CAT-44, de 10/06/91, esclarece que o documento fiscal hábil para possibilitar o crédito é a Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, embora emitida sem destaque do imposto;
2.3 - Os procedimentos para calcular o aproveitamento do imposto retido, como crédito fiscal neste caso, estão determinados no artigo 250 e seu parágrafo único do RICMS, cuja leitura recomendamos;
2.4 - Prejudicada.
Nelson Aparecido Sanchez Serrano
Consultor Tributário
De acordo.
Mozart Andrade Miranda
Consultor Tributário Chefe - ACT
Cássio Lopes da Silva Filho
Diretor da Consultoria Tributária
LEGISLAÇÃO ESTADUAL |
ICMS
TRANSFERÊNCIA DE CRÉDITO DECORRENTE DE PEDIDO DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO RETIDO A MAIOR
- PRORROGAÇÃO
RESUMO: O Comunicado CAT a seguir transcrito esclarece que o prazo para a transferência de crédito decorrente de pedido de restituição de imposto retido a maior por substituição tributária (01.12.97) será prorrogado para 31.01.98, conforme decreto que será editado pelo Poder Executivo.
COMUNICADO
CAT 119, de 3.12.97
(DOE de 04.12.97)
Comunica prorrogação de prazo relativo à transferência de crédito decorrente de pedido de restituição de imposto retido a maior por substituição tributária.
O COORDENADOR DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, tendo em vista o disposto no artigo 4º do Decreto nº 41.653, de 20.03.97, na redação dos Decretos nºs 42.039, de 31.07.97, 42.266, de 30.09.97 e 42.498, de 17.11.97 que fixa disciplina de transferência especial do crédito decorrente dos pedidos de restituição formulados em razão de retenção a maior do imposto devido por substituição tributária, e considerando que a referida disciplina, nos termos do § 4º desse artigo 4º, aplica-se a pedidos protocolizados até 01.12.97, comunica que está sendo editado decreto de prorrogação dessa data para 31.1.98.