Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

19/07/2007 - Juros caem para 11,5% e Brasil deixa de ter taxa mais alta do mundo

Com placar apertado, o Comit? de Pol?tica Monet?ria (Copom) do Banco Central (BC) reduziu em 0,5 ponto percentual o juro b?sico da economia (a taxa Selic), que passa de 12% para 11,5% ao ano. Trata-se da 17? redu??o sucessiva da Selic.

Segundo
reportagem da Folha, com o corte, o Brasil deixa de ter a maior taxa real de juros do mundo. Agora, o pa?s fica com 7,7% de juros reais (descontada a infla??o).

O primeiro posto passa para a Turquia, com 8,2% ao ano, segundo dados da UpTrend Consultoria Econ?mica.

A decis?o de corte n?o foi un?nime: quatro membros votaram pela redu??o de 0,5 ponto e tr?s queriam corte de 0,25 ponto.

A justificativa do comit? foi a seguinte: "Avaliando as perspectivas para a infla??o, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 11,5% ao ano, sem vi?s, por quatro votos a favor e tr?s votos pela redu??o da taxa Selic em 0,25 ponto percentual. O Comit? ir? acompanhar a evolu??o do cen?rio macroecon?mico at? sua pr?xima reuni?o para ent?o definir os pr?ximos passos na sua estrat?gia de pol?tica monet?ria".

O pr?ximo encontro do comit? ocorrer? nos dias 4 e 5 de setembro.

O corte de 0,5 ponto Selic foi recebido com "?nimo" pela Confedera??o Nacional da Ind?stria (CNI) e pelo setor industrial. Segundo nota distribu?da pela ?rea t?cnica da CNI, "o ambiente econ?mico atual tem riscos inflacion?rios muito reduzidos e, por isso, o Copom acertadamente deu mais um passo para eliminar um dos grandes obst?culos ao desenvolvimento do pa?s".

A entidade ressaltou que h? "preocupa??o com o lento andamento das reformas estruturais voltadas a promover um ambiente econ?mico saud?vel e compat?vel com o crescimento no longo prazo".

FONTE: Valor Online

Voltar