Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

16/07/2007 - Receita libera dinheiro do segundo lote de restitui??es do Imposto de Renda

A Receita Federal libera segunda-feira o dinheiro do segundo lote de restitui??o do Imposto de Renda 2007. As consultas est?o dispon?veis no site da institui??o (clique aqui) ou pelo Receitafone (0300 789 0300) desde a ?ltima segunda-feira (09). Outros cinco lotes ainda ser?o liberados.

Neste segundo lote, 735.453 pessoas receber?o quase R$ 1 bilh?o em restitui??es. J? outras 63.362 pessoas t?m saldo de imposto a pagar, correspondendo a R$ 83,6 milh?es, e outros 53.119 contribuintes n?o tiveram imposto a pagar nem a receber.

Como receber

De acordo com informa??es da Receita Federal, o dinheiro vir? corrigido em 2,94%, referentes ? taxa Selic de maio e junho. Quem n?o informou a conta-corrente para cr?dito da restitui??o poder? ir a uma ag?ncia do Banco do Brasil e pedir a transfer?ncia do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.

A restitui??o ficar? dispon?vel no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte n?o fizer o resgate nesse tempo, dever? requer?-lo com o Formul?rio Eletr?nico - Pedido de Pagamento de Restitui??o, dispon?vel na Internet.

Calend?rio

Caso voc? n?o esteja entre o grupo de contribuintes que t?m direito ? restitui??o do imposto pago a mais j? neste primeiro lote, confira o calend?rio das pr?ximas libera??es:

IR 2007 Data
3? lote 15/08/2007
4? lote 17/09/2007
5? lote 15/10/2007
6? lote 16/11/2007
7? lote 17/12/2007


Malha fina

N?o ser inclu?do nesses lotes significa que o contribuinte foi retido na malha fina. Neste caso, o prazo de libera??o da declara??o ? de at? cinco anos, contados a partir do ano seguinte da entrega da declara??o.

Existem muitas raz?es pelas quais as declara??es s?o retidas na malha fina, mas, na maioria dos casos, isso acontece devido a erros de informa??o ou inconsist?ncia de dados, como aqueles apresentados pela fonte pagadora. Quem perceber que cometeu um erro pode agilizar a libera??o, entregando uma declara??o retificadora.

Mais rigorosa na fiscaliza??o e no cruzamento de dados, a Receita Federal tem retido um n?mero cada vez maior de contribuintes na malha fina.

O que fazer com o dinheiro

Para quem estourou o limite do cheque especial, est? pagando apenas o valor m?nimo da fatura do cart?o de cr?dito ou emprestou dinheiro em uma financeira, n?o h? d?vida de que o melhor a fazer ? usar a quantia recebida para tentar reduzir o seu saldo devedor.

Essa tamb?m deve ser a escolha de quem est? atrasado com outros pagamentos, para n?o correr o risco de ter seu nome protestado. Os que n?o t?m d?vidas ou contas atrasadas devem investir o dinheiro o mais r?pido poss?vel, para n?o correr o risco de acabar gastando tudo com compras desnecess?rias.

Independentemente do investimento escolhido, tente manter o dinheiro guardado pelo menos 12 meses, pois a diferen?a no Imposto de Renda de quem aplica por prazos inferiores ? grande.

(Com infoma??es de Infomoney)

FONTE: UOL

Voltar