Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

11/07/2007 - N?vel de corrup??o no Brasil ? o pior em dez anos, afirma Bird

?O n?vel de corrup??o no Brasil ? o pior em dez anos, segundo relat?rio anual de governan?a produzido pelo Banco Mundial (Bird) e divulgado ontem. De acordo com o levantamento, o pa?s est? em n?vel inferior ao que se encontrava quando a entidade come?ou a fazer esse estudo, em 1996.

As melhoras observadas entre 1998 e 2000 (segundo mandato de FHC) e 2002 e 2003 (elei??o e primeiro ano de mandato de Lula) foram anuladas pelos resultados dos ?ltimos tr?s anos. O estudo ? feito pelo Instituto do Banco Mundial e classifica 212 pa?ses e territ?rios de acordo com o desempenho em seis itens.

Para tanto, leva em conta dados fornecidos por 33 fontes internacionais. No caso brasileiro, foram 18 as entidades ouvidas para a classifica??o do pa?s.

Das seis categorias --controle de corrup??o; capacidade de ser ouvido e presta??o de contas; efici?ncia administrativa; qualidade regulat?ria; estado de direito; e estabilidade pol?tica e aus?ncia de viol?ncia--, o Brasil s? melhorou na ?ltima, em compara??o com o per?odo anterior.

O controle de corrup??o ? definido pelo Bird como "a medida da extens?o com que o poder p?blico ? exercido para ganhos privados, incluindo tanto pequenas quanto grandes formas de corrup??o, assim como o "seq?estro" do Estado por elites e interesses privados".

"Nos ?ltimos anos, o Brasil parece ter experimentado alguma deteriora??o em v?rias dimens?es de governan?a", escreveu ? Folha, por e-mail, Daniel Kaufmann, um dos autores do relat?rio. Durante entrevista coletiva, ele havia estimado o custo da corrup??o mundial em US$ 1 trilh?o por ano. "O ?nus da pr?tica recai de maneira desproporcional sobre o bilh?o de pessoas que vivem em extrema pobreza."

O relat?rio causou uma grita entre pa?ses mal-avaliados, muito por conta do esc?ndalo que envolveu a institui??o respons?vel pelo estudo. No m?s passado, o ent?o presidente do Bird, Paul Wolfowitz, pediu demiss?o por ter protegido durante sua gest?o uma namorada funcion?ria do banco.

"N?o estamos querendo ganhar um concurso de popularidade", afirmou Kaufmann ontem, sobre a rea??o negativa.

FONTE: Folha Online

Voltar