Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

10/07/2007 - Produ??o sente efeitos do c?mbio

?CNI mostra que alta da demanda ? mais atendida por importa??es

A valoriza??o do real em rela??o ao d?lar diminuiu a competitividade dos produtos brasileiros e tem levado ? substitui??o de produtos nacionais por importados no mercado dom?stico. Em alguns setores, a entrada das importa??es j? provoca queda na produ??o. ? o que afirma um estudo da Confedera??o Nacional da Ind?stria (CNI), obtido com exclusividade pelo Estado. O trabalho mostra que o crescimento do consumo vem sendo atendido, cada vez menos, pela ind?stria nacional e, cada vez mais, pelo aumento dos produtos importados.

'A demanda tem crescido, mas essa demanda nova tem sido atendida pelos importados', resume o economista Paulo Mol, da CNI. Ele avalia que o vigor da atividade industrial nos ?ltimos meses poderia ser maior se o aumento da demanda estivesse sendo atendido pela ind?stria nacional. A produ??o f?sica da ind?stria de transforma??o cresceu 4,4% de janeiro a maio deste ano ante o mesmo per?odo de 2006, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE). Por outro lado, o aumento da quantidade importada foi cinco vezes maior: 22,1%.

A ind?stria de transforma??o, historicamente, lidera o crescimento da economia em per?odos de expans?o significativa da demanda interna. Segundo a CNI, a demanda cresceu mais de 4% em 1993, 1994, 2000, 2004 e 2006 e, com exce??o do ano passado, a ind?stria de transforma??o cresceu tanto ou mais do que isso. Em 2006, no entanto, o setor industrial cresceu 1,6%, e o consumo interno, 5,1%. Este quadro se mant?m em 2007.

Cruzando dados do IBGE e da Funda??o Centro de Estudos de Com?rcio Exterior (Funcex), o levantamento da CNI divide os setores industriais em tr?s blocos. No primeiro, composto por seis setores, h? queda da produ??o interna e forte expans?o dos importados quando se comparam os cinco primeiros meses de 2006 e 2007. Entre eles, est?o cal?ados e madeira, fortemente afetados pelo c?mbio. O segundo grupo ? formado por sete setores em que a diferen?a entre o ritmo de crescimento da importa??o e da produ??o est? acima da m?dia da ind?stria. Est?o inclu?dos t?xteis, qu?micos, vestu?rio, borracha e pl?sticos.

'Nestes dois grupos, chama aten??o a penetra??o dos produtos importados', diz Mol. Para a CNI, s?o fortes os ind?cios de substitui??o de produtos fabricados no Brasil por produtos importados.

O ?ltimo bloco ? formado por sete setores com crescimento tanto da produ??o interna quanto das importa??es. Embora as importa??es cres?am a um ritmo mais intenso que a produ??o - ? exce??o de metalurgia b?sica -, a CNI identifica uma complementaridade do crescimento ou a substitui??o mais dif?cil dos produtos nacionais por importados. Entre esses setores est?o: m?quinas e equipamentos, m?veis, autom?veis, alimentos e bebidas.

A CNI argumenta que o quadro torna imprescind?vel a redu??o dos custos de produ??o para contrabalan?ar a perda de competitividade provocada pela taxa de c?mbio desfavor?vel. E sugere medidas como redu??o de impostos e melhoria do ambiente de neg?cios.

'Como ningu?m espera que a valoriza??o do real v? se reverter, o governo deveria reduzir o custo da produ??o', defende Mol. O estudo destaca o setor de equipamentos de inform?tica como 'exemplo emblem?tico' de desonera??o tribut?ria bem-feita. Foi o ?nico em que a importa??o caiu e a produ??o nacional aumentou.

FONTE: O Estado de S?o Paulo

Voltar