Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

14/06/2007 - Importa??es determinaram corte maior na taxa de juros, explica Copom

?A contribui??o das importa??es no aumento da oferta de produtos no pa?s foi determinante para a amplia??o do ritmo do corte na taxa de juros promovido na semana passada pelo Banco Central. Na avalia??o do Copom (Comit? de Pol?tica Monet?ria), esses bens importados disciplinam os pre?os interno, mesmo com o crescimento da demanda interna.

"A contribui??o do setor externo para a consolida??o de um cen?rio benigno para a infla??o no horizonte de proje??o poder? ser maior do que a inicialmente contemplada. (...) Tal contribui??o estaria ampliando o escopo para que as taxas de crescimento da demanda agregada e da oferta dom?stica voltem a se equilibrar em um prazo relevante para as decis?es de pol?tica monet?ria, sem comprometer a converg?ncia para a trajet?ria das metas de infla??o", justifica a ata da ?ltima reuni?o, que reduziu a taxa Selic de 12,5% para 12% ao ano.

A decis?o do colegiado, no entanto, n?o foi un?nime. Cinco membros votaram pelo corte de meio ponto, enquanto outros dois preferiam a manuten??o do ritmo de redu??o das reuni?es anteriores, que foi de 0,25 ponto percentual.

Para eles, os cortes de juros j? feitos desde setembro de 2005 ainda n?o surtiram impacto integral sobre a economia e v?em como fatores de incertezas o crescimento da renda e o aquecimento da economia. Esses fatores justificariam um corte de menor propor??o.

Embora voto vencido, o Copom alerta no documento divulgado nesta quinta-feira para o risco que ? a expans?o da demanda interna no curto prazo.

"O setor externo, que vem atuando de forma importante para ampliar a oferta agregada, continua tendo influ?ncia predominantemente benigna sobre as perspectivas para a infla??o, ao passo que o ritmo de expans?o da demanda dom?stica pode colocar riscos para a din?mica inflacion?ria no m?dio prazo."

Outro fator de risco para o Copom ? a possibilidade de um repasse de press?es sobre os pre?os no atacado para os pre?os ao consumidor, influenciada pelo aquecimento da demanda. O BC alerta que continuar? atento ao comportamento dos pre?os e pronto para adequar "a postura da pol?tica monet?ria ?s circunst?ncias".

FONTE: Folha Online

Voltar