Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

14/06/2007 - BC mant?m proje??o de estabilidade nos pre?os da gasolina

?O Banco Central avalia que os pre?os do petr?leo no mercado internacional seguem uma tend?ncia de grande volatilidade. No entanto, mesmo com essa incerteza, o Copom (Comit? de Pol?tica Monet?ria) espera que o pre?o da gasolina n?o sofra reajuste no acumulado deste ano. A previs?o ? a mesma para o g?s de cozinha (botij?o de g?s).

A proje??o faz parte da ata da ?ltima reuni?o do colegiado, que reduziu a taxa b?sica de juros, a Selic, de 12,5% para 12% ao ano.

"O pre?o do petr?leo, outra fonte sistem?tica de incerteza advinda do cen?rio internacional, segue mostrando alta volatilidade, e apresentou eleva??o desde a ?ltima reuni?o do comit?. Os patamares recentes das cota??es internacionais dessa commodity parecem estar refletindo deslocamentos estruturais na demanda global por energia, bem como recorrentes epis?dios de incerteza geopol?tica", afirma o documento sobre o comportamento dos pre?os do petr?leo.

Para as tarifas de energia el?trica, a previs?o de aumento de pre?os foi reduzida de 2,2% para uma varia??o negativa de 0,9% no acumulado de 2007.

O Copom espera ainda que os pre?os da telefonia fixa tenham um reajuste de 3,3%, ante os 3,2% previstos na ata da reuni?o anterior, realizada em abril.

A expectativa em rela??o ao conjunto de pre?os administrados passou de 4,2% para 3,6%. Esses itens representam 30,99% do IPCA (?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo), que ? o indicador utilizado pelo governo para o sistema de metas de infla??o. A meta para este ano ? de 4,5%.

FONTE: Folha Online

Voltar