Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

14/06/2007 - Economia do Brasil cresce menos que a dos outros Brics

?Como tem se repetido nos ?ltimos trimestres, o crescimento brasileiro, de 4,3% no primeiro trimestre, na compra??o com o primeiro tri de 2006, ficou distante da expans?o econ?mica dos demais integrantes dos Brics (grupo formado por Brasil, R?ssia, ?ndia e China).

A China cresceu 11,1% nos tr?s primeiros meses de 2007 ante o mesmo per?odo do ano passado, e a ?ndia, 9,1%. A R?ssia se expandiu 7,7%, segundo estimativa do primeiro-ministro, Mikhail Fradkov, divulgada no fim de maio. Anteriormente, autoridades russas projetavam crescimento de 7,9% para esse per?odo.

Um cen?rio semelhante foi previsto pelo FMI (Fundo Monet?rio Internacional) no relat?rio "Panorama da Economia Mundial", publicado em abril. Nele, o Fundo estima que a China crescer? neste ano 10%, a ?ndia, 8,4%, e a R?ssia, 6,4%. Para o Brasil, o organismo projeta expans?o de 4,4%. O FMI prev? ainda que a economia mundial se expandir? em 4,9% em 2007.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro n?o consegue se destacar nem mesmo entre as outras principais economias dos pa?ses em desenvolvimento. A ?frica do Sul teve expans?o de 4,7% no primeiro trimestre deste ano na compara??o com os mesmos meses de 2006. J? a Tail?ndia cresceu o mesmo que o Brasil; 4,3%.

Na Am?rica Latina, o Brasil conseguiu superar o crescimento do PIB do M?xico (2,6%), mas permaneceu atr?s de pa?ses como Venezuela (8,8%), Peru (7,5%), Uruguai (6,7%) e Chile (5,8%).

V?rios pa?ses latino-americanos, como a Argentina, ainda n?o divulgaram os seus n?meros de crescimento no primeiro trimestre. Por?m, de acordo com a previs?o do FMI, neste ano n?o se repetir? cen?rio de 2006, quando o Brasil s? cresceu mais que o Haiti na regi?o. Para 2007, o Fundo projeta que 11 pa?ses se expandir?o menos que os 4,4% previstos para o Brasil.

Os 3,7% obtidos em 2006, ap?s a mudan?a de metodologia pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica), foram suficientes apenas para superar o PIB do Haiti (2,5%) e empatar com a expans?o da Nicar?gua.

FONTE: Folha Online

Voltar