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13/06/2007 - Supermercado mais barato

Consumidor chega a economizar 20% se comprar produtos que levam o pr?prio nome do mercado

Uma boa not?cia para o consumidor que preza cada centavo que ganha. Um carrinho de compras s? com marcas pr?prias pode ficar em m?dia 20% mais barato do que um que s? tenha produtos de fabricantes consagrados. A marca pr?pria, que hoje representa 5,5% do faturamento total das grandes redes de supermercados, tem ainda muito espa?o para crescer e levar o Brasil a se equiparar a pa?ses europeus, onde elas chegam a representar quase 40% dos produtos ? venda.

As afirma??es s?o de Neide Montesano, coordenadora de Ind?stria do Comit? de Marcas Pr?prias da Associa??o Brasileira de Supermercados (Compro). ?A marca pr?pria est? mais presente nas grandes redes de supermercados, que atingem, sobretudo, as classes A e B. Ainda h? um gargalo em termos de quantidade, podendo e devendo chegar ainda aos pequenos e m?dios pontos de venda.?

Al?m dos produtos aliment?cios, a marca pr?pria est? presente nos cart?es de cr?dito, cart?es de loja, em confec??es, drogarias, na constru??o civil e at? em postos de gasolina, garantindo combust?vel mais em conta para quem vai abastecer o carro, por exemplo, numa unidade do Carrefour ou do Extra.

Segundo a especialista, a marca pr?pria ganhou maior import?ncia pelo supermercadista a partir de 1995. ?E quem ganhou foi o consumidor porque marca pr?pria passou a ser sin?nimo de produto justo e honesto. Ou seja, as empresas passaram a cobrar maior qualidade de suas marcas pr?prias, garantindo um crescimento sustentado. ? a chamada qualidade percebida em que, por exemplo, a ?gua sanit?ria de marca pr?pria tem o mesmo desempenho de uma consagrada.?

Se na m?dia geral do setor as marcas pr?prias est?o em 5,5% do faturamento, algumas redes superam esse porcentual com folga. ? o caso do Grupo P?o de A??car, que re?ne mais de 3.500 itens, que representam uma participa??o no faturamento total de 8,3%. A perspectiva ? que esse n?mero chegue a 8,8% em dezembro e a 15% at? 2010. No ano passado o grupo lan?ou cerca de 500 produtos e prev? para este ano mais 700 novos itens desse tipo.

O Carrefour est? reformulando o segmento, enquanto o Wal-Mart garante que o crescimento de vendas de produtos de marca pr?pria j? chega ? casa dos 25%. Para isso re?ne hoje 19 selos de marcas pr?prias, lideradas pela Great Value.

A preocupa??o com a qualidade, entretanto, tem se mostrado uma faca de dois gumes, j? que tem contribu?do para elevar alguns pre?os. No levantamento do JT em cinco supermercados essa tend?ncia ficou clara. No Dia %, o pacote de papel higi?nico com quatro rolos custava R$ 2,39. Perdeu para a marca pr?pria do Carrefour que tinha oito rolos a R$ 2,85. Mas, em nome da qualidade, o do Dia % era de folha dupla. Ou ainda, a caixa de ovos Great Value do Wal-Mart ganhou em pre?o mais alto: R$ 3,48, ante os R$ 2,19 cobrados no Compre Bem. E com um agravante: tinha s? dez ovos e n?o uma d?zia como nos demais mercados. Justificativa para a distor??o: o ovo ? especial para a sa?de, contendo ?mega 3.

Dona de casa escolada, Neusa Angeloni Garcia, 61 anos, diz que leva tr?s horas para fazer as compras do m?s no supermercado. ?Perco tempo sim, mas preservo o meu dinheiro, pois fico atenta a tr?s exig?ncias: menor pre?o, melhor qualidade e maior prazo de validade.? Neusa diz que tem o h?bito de levar diversos itens de marca pr?pria. ?A qualidade ? a mesma e o pre?o menor.?

A vendedora Vera L?cia Bergamin, 55 anos, diz que as marcas pr?prias entram em sua casa diretamente para a despensa da cozinha. No entanto, ela faz uma ressalva: ?S? alimentos, como leite, ?leo, iogurte e biscoitos. Esses levo e gosto. Mas na ?rea de produtos de limpeza n?o arrisco. S? compro o que conhe?o, porque se comprar errado, terei de gastar em dobro?.

Para esticar o dinheiro do marido, a dona de casa Cristina Moura da Cruz, 32 anos, diz que j? est? acostumada a comprar alimentos de marca pr?pria. ?S? n?o levo o que vem na cesta b?sica, o resto procuro pelo menor pre?o e que n?o seja ruim. Tenho me dado bem com marca pr?pria de leite, creme de leite, leite condensado e iogurte. O marido aprova?, diz ela.

FONTE: Jornal da Tarde

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