Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

12/06/2007 - Fundo fica ainda mais atraente que poupan?a

?Com a decis?o do governo de mexer na TR e mais a previs?o de queda da taxa Selic, a renda fixa tende a melhorar o rendimento. Mas ? preciso conferir os encargos

Os fundos de investimento em renda fixa est?o se tornando cada vez mais atraentes para os aplicadores, em compara??o ? poupan?a. O motivo ? que, com as ?ltimas quedas da taxa Selic (o juro b?sico da economia), a rentabilidade das cadernetas est? sofrendo pequenas altera??es, o que dever? se agravar ainda mais nos pr?ximos meses, caso o cen?rio econ?mico brasileiro permane?a est?vel.

Hoje, os investimentos fixos rendem em m?dia 10,6% ao ano brutos (sem descontar a taxa de administra??o e o Imposto de Renda). O rendimento l?quido vai depender, ainda, de quanto tempo o dinheiro ficar aplicado e da rela??o do aplicador com seu banco. J? a poupan?a atinge 8%. At? dezembro esse ?ndice pode cair para cerca de 6%.

A prov?vel desvaloriza??o da poupan?a se deve a uma altera??o na forma do c?lculo da Taxa Referencial (TR), proposta em mar?o pelo Conselho Monet?rio Nacional (CMN). Pelos c?lculos do vice-presidente da Associa??o Nacional dos Executivos de Finan?as, Administra??o e Contabilidade (Anefac), Miguel de Oliveira, o principal impacto para a poupan?a ser? percebido caso a Selic fique abaixo de 11% ao ano - e h? chances reais de isso ocorrer antes de dezembro.

A previs?o de Oliveira ? de que o ?ndice continuar? sofrendo redu??es pelo Comit? de Pol?tica Monet?ria (Copom) at? o fim do ano, podendo chegar a 10,5%. 'Quando a Selic cair para 11%, a renda fixa e as aplica??es de risco ser?o mais vantajosas, pois a rentabilidade da poupan?a cair? de 8% para 7,2% ao ano', explicou. 'Se a Selic ficar abaixo dos 10%, ? poss?vel que o rendimento das cadernetas fique inferior a 6,8% ao ano', alertou.

Para driblar a baixa da poupan?a, os investidores podem optar por alguns fundos de renda como o Nossa Caixa RF, por exemplo, cuja rentabilidade nos ?ltimos 12 meses foi de 13,88%, segundo o pr?prio banco. Por?m, as institui??es oferecem in?meras op??es de aplica??es semelhantes.

No geral, essas taxas giram entre 2,5% e 3% ao ano, em m?dia, segundo a Anefac. Mas h? ainda a possibilidade de negociar ?ndices mais atrativos diretamente com o gerente do banco. Em alguns casos, ? poss?vel conseguir taxas de apenas 0,5% ao ano. Contudo, alguns fundos de investimento cobram at? 5,5% dos aplicadores.

Por?m, de acordo com estimativa do matem?tico financeiro Jos? Dutra Sobrinho, os aplicadores devem fazer os c?lculos com aten??o: hoje, s? ? vantajoso deixar o dinheiro na renda fixa se a taxa de administra??o for inferior a 1,5% ao ano. Caso contr?rio, o rendimento da poupan?a ser? um pouco maior.

FONTE: Jornal da Tarde

Voltar