Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

12/06/2007 - Trabalho infantil ainda emprega 210 mil crian?as em SP

?S?o Paulo - Hoje ? Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, mas S?o Paulo n?o tem muito o que comemorar. O Estado, que ocupa o 4? lugar no ranking do Brasil, tem cerca de 210 mil crian?as trabalhando. "Existe o trabalho nas ruas e aquele silencioso de crian?as no trabalho dom?stico, no com?rcio e na reciclagem", comenta o secret?rio de Desenvolvimento e Assist?ncia Social da capital, Floriano Pesaro.

Alguns progressos, no entanto, foram conquistados. Dados da Secretaria Municipal de Assist?ncia e Desenvolvimento Social apontam que nos ?ltimos dois anos e quatro meses, 1.453 crian?as deixaram de trabalhar. Esse foi o n?mero de crian?as que passaram a receber benef?cio do Programa de Erradica??o do Trabalho Infantil (Peti) entre dezembro de 2004 e abril deste ano. Agora 4.338 s?o atendidas, um aumento de 49%.

O valor do benef?cio do Peti ? de R$ 40 por m?s. Pouco competitivo diante dos cerca de R$ 30 por dia que crian?as conseguem vendendo produtos nos far?is de S?o Paulo. Mas, de acordo com especialistas, ele n?o deve ser visto mesmo como um concorrente do trabalho nas ruas. "? a porta de entrada para que as fam?lias sejam inseridas em outros programas sociais", afirma Isa Maria de Oliveira, secret?ria-executiva do F?rum Nacional de Preven??o e Erradica??o do Trabalho Infantil da Organiza??o Internacional do Trabalho.

Entre as bases de apoio do combate ao trabalho infantil em S?o Paulo est?o os 401 n?cleos socioeducativos onde as crian?as beneficiadas pelo programa ficam ap?s o hor?rio de aula participando de atividades pedag?gicas e culturais. "Os n?meros mostram um progresso, mas a situa??o ? grav?ssima", admite Pesaro. As informa??es s?o do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: Ag?ncia Estado

Voltar