Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

11/06/2007 - Brasil fica em 5? em clima de neg?cios em abril, diz FGV

?Estudo realizado pelo Instituto Ifo e pela FGV (Funda??o Get?lio Vargas) mostra que o ambiente econ?mico manteve-se favor?vel aos neg?cios na Am?rica Latina em abril, o s?timo trimestre consecutivo de avan?o.

O ICE (?ndice de Clima Econ?mico) alcan?ou 5,8 pontos, situando-se pr?ximo ao n?vel m?ximo de 6,0 pontos, alcan?ado ao in?cio de 2005.

O Brasil atingiu a quinta posi??o (6,4 pontos) no ranking de 12 pa?ses, igualando-se ao Chile, mas ainda atr?s de Argentina, Peru, Costa Rica e Uruguai. Na m?dia do indicador dos ?ltimos 10 anos ele cai para a s?tima posi??o.

O ICE ? constru?do como uma combina??o de dois ?ndices que medem a situa??o econ?mica atual e as expectativas para os pr?ximos seis meses. O ?ndice da Situa??o Atual da Am?rica Latina atingiu 6,1 em abril, o maior n?vel registrado nos ?ltimos 10 anos. J? o ?ndice de Expectativas de 5,5 pontos situa-se um pouco abaixo da m?dia hist?rica de 5,6 pontos.

O Brasil obteve 6,5 pontos em rela??o ? an?lise da situa??o atual em abril. J? em rela??o ?s expectativas registrou 6,3 pontos.

Os principais pa?ses apresentaram, em abril de 2007, ?ndices de clima econ?mico superiores aos respectivos n?veis m?dios hist?ricos.

O resultado foi influenciado, segundo a FGV, pela avalia??o favor?vel em rela??o ? situa??o econ?mica atual feita pela maioria dos especialistas, principalmente em pa?ses como o Uruguai (9 pontos), Peru (9), Col?mbia (7,9) e Argentina (7,7).

As expectativas para os pr?ximos seis meses s?o menos homog?neas entre os pa?ses da regi?o. Os pa?ses mais otimistas s?o o Uruguai (8), Costa Rica (7,7), Peru (6,5) e Chile (6,4). Os mais pessimistas s?o o Equador (2,7) Col?mbia (4,4) e Venezuela (4,5).

A pesquisa aponta al?m de melhora em rela??o ?s respectivas pol?ticas econ?micas dom?sticas, otimismo gerado pelo elevado grau de liquidez dos mercados financeiros internacionais; a melhora dos indicadores de vulnerabilidade externa dos pa?ses emergentes; e os resultados superavit?rios de com?rcio exterior dos pa?ses latino-americanos, favorecidos pela eleva??o dos pre?os de commodities agr?colas, minerais e industriais de grande relev?ncia na pauta de exporta??es da regi?o.

A Sondagem Econ?mica da Am?rica Latina serve ao monitoramento e antecipa??o de tend?ncias econ?micas, com base em informa??es prestadas trimestralmente por especialistas nas economias de seus respectivos pa?ses.

A pesquisa ? aplicada com a mesma metodologia --simultaneamente-- em todos os pa?ses da regi?o, m?todo que permite a constru??o de um ?gil e abrangente retrato da situa??o econ?mica de pa?ses e blocos econ?micos. Em abril de 2007, foram consultados 110 especialistas em 15 pa?ses.

FONTE: Folha Online

Voltar