Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

08/06/2007 - Lula diz que Ch?vez foi "democr?tico" ao fechar RCTV

O presidente Luiz In?cio Lula da Silva afirmou ontem que o fechamento da RCTV pelo presidente venezuelano Hugo Ch?vez foi um ato t?o democr?tico quanto seria a poss?vel renova??o da concess?o da emissora.

Em entrevista exclusiva ? Folha , Lula ressaltou que n?o d? para "ideologizar" o tema, pois o mesmo Estado que d? uma concess?o ? o mesmo que n?o d?.

"O Ch?vez teria praticado uma viol?ncia se tivesse, ap?s o fracasso do golpe [contra o venezuelano em 2002], feito a interven??o na televis?o", disse durante a entrevista, concedida ao colunista da Folha Cl?vis Rossi, na embaixada brasileira em Berlim.

Lula est? na capital da Alemanha para a reuni?o da c?pula de chefes de Estado e governo dos sete pa?ses mais industrializados do mundo e a R?ssia (G8). No encontro de hoje, o presidente brasileiro dever? propor a convoca??o de uma nova confer?ncia ambiental no Rio.

Na entrevista, Lula s? falou sobre pol?tica externa, principalmente sobre a rela??o entre Venezuela e Brasil. O presidente disse que nos quatro anos de mandato j? viu muitas brigas entre pa?ses latino-americanos, e ressaltou que ? preciso tomar cuidado com discursos porque, ?s vezes, "a radicaliza??o verbal atrapalha muita coisa".

"Voc? d? uma declara??o num lugar e, dependendo do interesse local, a imprensa d? uma manchete e cria-se uma animosidade nacional numa coisa que n?o precisaria. A nota que o Senado brasileiro fez em rela??o ? televis?o do Ch?vez ? uma nota branda. ? um apelo, n?o tem nenhuma agress?o. Agora como ? que chegou a ele, eu n?o sei", afirmou Lula, sobre o posicionamento do Senado brasileiro em rela??o ao fechamento da RCTV.

Ap?s tomar conhecimento de parlamentares brasileiros, Ch?vez disse que o Senado agia "como um papagaio" do Congresso americano e que era mais f?cil o Brasil voltar a ser col?nia portuguesa do que o seu governo devolver a concess?o ao canal oposicionista RCTV.

FONTE: Folha Online

Voltar