Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

08/06/2007 - Contribuinte j? pode checar se caiu na malha fina

Quem entregou declara??o do Imposto de Renda este ano, referente ao ano-base 2006, j? pode checar no site da Receita Federal se ? um dos 850 mil contribuintes que tiveram o documento retido em malha fina.

Na consulta, o contribuinte fica sabendo qual a pend?ncia detectada pelos t?cnicos da Receita. Assim, ele?pode avaliar se ? o caso de fazer uma declara??o retificadora para regularizar sua situa??o e sair da malha.

Para fazer a consulta, basta entrar no site. Na lista de servi?os oferecidos no centro da p?gina, clique sobre "IRPF - Extrato Simplificado do Processamento". No quadro que se abre, informe:

1) O n?mero do CPF completo, com o d?gito e sem o tra?o.

Foto: Reprodu??o

Reprodu??o
IRPF - Extrato Simplificado do Processamento

2) O n?mero do recibo de entrega. No caso de declara??es entregues em meio eletr?nico, devem ser digitados apenas os dez primeiros d?gitos do n?mero que consta no recibo de entrega da declara??o. O n?mero do recibo pode ser obtido no computador ou disquete onde tenha sido gravada a declara??o. Basta acessar no menu "Declara??o" a fun??o "Imprimir/Recibo". No caso de declara??es entregues em formul?rios, devem ser digitados os nove n?meros constantes da etiqueta dos Correios, desprezando as letras.

3) O c?digo de seguran?a informado - digite os 4 caracteres da imagem.

4) Por fim, clique em "Consultar". Se na coluna "Situa??o" aparecer a mensagem "Processada, aguardando novos lotes", o processamento da declara??o foi encerrado com sucesso. Mas se a mensagem for sobre exist?ncia de pend?ncias, clique sobre essa informa??o para ter detalhes do problema encontrado pela Receita.

O contribuinte na malha fina deve analisar se deve ou n?o entregar declara??o retificadora. Ela pode ser entregue utilizando o programa do IR 2007, o mesmo que o contribuinte utilizou na hora de fazer a declara??o normal.

Se tiver como provar que tem raz?o na pend?ncia informada, ele n?o precisa fazer a retificadora e deve aguardar um chamado da Receita, o que pode ocorrer em at? 5 anos.

FONTE: Globo

Voltar