Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

06/06/2007 - Produ??o industrial cai; Selic pode ir a 12% ao ano

?Em levantamento da Ag?ncia Estado realizado na sexta-feira, 1?, com 60 institui??es, 44 projetaram um corte de 0,5 ponto na Selic; 16 apostam em 0,25

S?O PAULO - O resultado da produ??o industrial de abril, que caiu 0,1% ante mar?o (em termos dessazonalizados - sem interfer?ncia de fatos temporais), refor?ou o otimismo da corrente de mercado que espera que o Comit? de Pol?tica Monet?ria (Copom) corte a Selic, a taxa de juros b?sica, em 0,5 ponto porcentual na reuni?o que terminar? nesta quarta, 6. Com isso, ela iria de 12,5% para 12% ao ano. "O resultado sinaliza que a recupera??o da atividade ainda acontece de forma moderada", disse hoje o economista-chefe da Votorantim Asset Management, Fernando Fix, ? Broadcast, servi?o da Ag?ncia Estado. Na compara??o com abril do ano passado, a produ??o industrial cresceu 6%, mas tanto num crit?rio como no outro o resultado ficou aqu?m da m?dia das expectativas de mercado. Em levantamento da Ag?ncia Estado realizado na sexta-feira, 1?, com 60 institui??es, 44 projetaram um corte de 0,5 ponto na Selic; 16 apostam em 0,25. Alexandre Pavan P?voa, diretor executivo do Modal Asset Management, est? entre os que prev?em um corte de 0,5, mas considera que "essa ser? uma das reuni?es mais dif?ceis dos ?ltimos tempos". Ele nota que, desde outubro de 2006, a infla??o acumulada em 12 meses est? em torno de 3%, bem abaixo da meta de 4,5%. E, al?m disso, a valoriza??o do c?mbio d? ao BC mais seguran?a sobre o bom comportamento da infla??o.

Outro lado
Por outro lado, P?voa reconhece que os dados da atividade econ?mica, mesmo levando em considera??o a produ??o industrial de abril, n?o ajudam na decis?o de cortar 0,5 ponto. Ainda repercutem no mercado n?meros como a alta de 11,5% nas vendas do varejo em mar?o, ou, como nota Alexandre Schwartsman, economista-chefe do ABN Amro para a Am?rica Latina, a ocupa??o da capacidade industrial de 82,6% em abril em termos dessazonalizados, o n?vel mais alto da s?rie da Confedera??o Nacional das Ind?strias (CNI). Schwartsman, ex-participante do Copom, acrescenta que mesmo a m?dia m?vel de tr?s meses daquele indicador est? em 82%, perto do recorde de 82,3%. "Eu n?o acelerava o ritmo dos cortes (atualmente em 0,25) nem morto", ele diz. Pelo seu racioc?nio, a economia est? acelerando, e o impulso monet?rio representado pela forte queda da taxa de juro real de mercado desde o segundo semestre de 2006 (no embalo dos cortes da Selic) ainda est? longe de ter sido esgotado. A maior parte do mercado aposta que a decis?o de amanh? do Copom n?o ser? un?nime.

FONTE: O Estad?o

Voltar