Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

05/06/2007 - Dirigente do Mercosul aposta em alian?a estrat?gica com o Jap?o

O Mercosul apostou hoje no aumento das rela??es econ?micas com o Jap?o e na forma??o de uma alian?a estrat?gica, durante um f?rum organizado pelo Banco Japon?s de Coopera??o Internacional, em T?quio.

O argentino Carlos ?lvarez, presidente da Comiss?o Permanente do Mercosul, destacou a "complementaridade entre os dois mercados, gra?as aos recursos naturais dos pa?ses sul-americanos e ao desenvolvimento tecnol?gico japon?s, o que pode gerar uma alian?a estrat?gica a m?dio prazo".

A situa??o, opinou, ? oposta ? da rela??o do Mercosul com a Uni?o Europ?ia e os EUA, cujas economias "competem entre si, num cen?rio em que o protecionismo dificulta os interc?mbios".

O presidente da Comiss?o convidou os participantes do f?rum "Mercosul: Oportunidades Crescentes para o Jap?o" a aproveitar as vantagens oferecidas pelo bloco, "que vive uma situa??o de estabilidade democr?tica, crescimento sustentado e grande quantidade de recursos naturais".

Al?m disso, afirmou que "pela primeira vez na hist?ria os pa?ses da regi?o t?m uma estrat?gia pr?pria para o futuro e os dirigentes compartilham uma vis?o de integra??o econ?mica, pol?tica, energ?tica, educativa e social".

No entanto, admitiu que o Mercosul precisa aumentar seu desenvolvimento tecnol?gico para melhorar os processos produtivos e, especialmente, para diversificar sua economia. Ele espera que o Jap?o desempenhe um papel fundamental no processo.

Carlos ?lvarez pediu que as companhias japonesas trabalhem com as pequenas e m?dias empresas dos pa?ses do Mercosul para combater "o n?vel insuport?vel de desigualdade" social, com a transmiss?o de conhecimentos e tecnologias, beneficiando a gera??o de emprego. (Da Efe)

FONTE: Folha Online

Voltar