Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

04/06/2007 - F?bricas saem do Pa?s para manter vendas

?Empresas brasileiras de cal?ados buscam produzir em lugares como a ?ndia para conseguir acompanhar a concorr?ncia de produtos chineses e indianos

Caso a cota??o do d?lar continue dificultando as exporta??es dos cal?ados brasileiros, as etiquetas Made in Brazil, que costumam figurar nas solas de sapatos vendidos em lojas de departamentos mundo afora ser?o coisa do passado. Para sobreviver ao c?mbio e n?o perder espa?o no mercado internacional, ind?strias nacionais est?o deixando o Pa?s para fabricar no exterior.

A lista das que est?o de sa?da ou j? deixaram o Pa?s, pelo menos em parte, ? grande: Azal?ia, Paquet?, Paramont, S?o Paulo Alpargatas, West Coast, Vulcabr?s, s? para citar algumas. A emigra??o da produ??o nacional j? atinge at? mesmo ind?strias fornecedoras do setor. 'As que ainda n?o foram para o exterior trabalham com margens de lucro apertad?ssimas ou at? mesmo com preju?zo, para n?o perder mercado', diz o professor de com?rcio exterior ?nio Klein, consultor da Associa??o Brasileira das Ind?strias de Cal?ados (Abical?ados).

A F?rmas Kunz, maior exportadora brasileira de f?rmas para cal?ados, fundada em Nova Hamburgo (RS) em 1927, acaba de concluir os primeiros mil m2 de uma nova f?brica em Chennai, sul da ?ndia, com investimentos de U$ 2,5 milh?es. As opera??es devem ser iniciadas em julho, com 50 funcion?rios e produ??o di?ria de mil pares - um quarto do que a empresa produz atualmente e quase o dobro das exporta??es. At? o final do ano, as instala??es ser?o ampliadas para 4 mil m2 e deve ultrapassar a produ??o nacional.

No Brasil, a Kunz fechou suas f?bricas, deixando 150 pessoas desempregadas. 'Estamos sofrendo com a valoriza??o acentuada do real perante o d?lar. Foi o que nos fez procurar o mercado indiano', diz Eduardo Ivan Petry, respons?vel pelo departamento comercial da Kunz. A f?brica na ?ndia produzir? f?rmas para exporta??o a mercados pr?ximos como China, Paquist?o, Afeganist?o e norte da ?frica.

A ?ndia j? ? o segundo maior produtor de cal?ados do mundo, com 2 bilh?es de pares produzidos em 2006, pouco mais de 10% para exporta??o. Perde apenas para a China, que chegou a 10 bilh?es de pares produzidos no ano passado, 70% dos quais com destino a outros pa?ses. O Brasil vem em seguida, mas, em n?meros, est? muito distante dos concorrentes, com 725 milh?es de pares fabricados

FONTE: Jornal da Tarde

Voltar