Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

01/06/2007 - Poupador pode ter outra chance para reaver dinheiro

?Liminar garante prazo maior

O prazo para a??es contra bancos reclamando a diferen?a de oito pontos porcentuais na corre??o das poupan?as da ?poca do Plano Bresser acabou ontem. Mas poupadores do Estado do Rio de Janeiro que n?o iniciaram processos j? t?m garantido o direito de receber o pagamento em caso de ganho da a??o civil p?blica movida pela Defensoria P?blica da Uni?o no Estado. E esse benef?cio poder? ser estendido a todo o Pa?s.

A Defensoria no Rio obteve anteontem liminar favor?vel em a??o contra 12 bancos que impede que eles se desfa?am de documentos dos investimentos no per?odo de 1? a 15 de junho e de julho de 1987. S? com esses extratos os poupadores poder?o se beneficiar de decis?o favor?vel nessas a??es civis p?blicas. O receio era que os bancos destru?ssem essa documenta??o.

Quando o processo terminar, em caso de ganho da a??o, os poupadores poder?o aderir a ele com apresenta??o dos extratos.

?Estamos recorrendo ao Tribunal Regional Federal para estender os efeitos da medida a todo o Pa?s?, disse o defensor p?blico federal Andr? da Silva Ordacgy. Segundo ele, ?quem n?o conseguiu ajuizar a tempo o direito individual poder? se habilitar mais tarde a este processo, por meio de um advogado particular ou da pr?pria Defensoria?.

Fila

O ?ltimo dia do prazo para pedir na Justi?a a corre??o das perdas do Plano Bresser causou filas, ontem, nos ?rg?os de Justi?a da Capital. Muitos poupadores deixaram para entrar com a a??o na ?ltima hora. Segundo eles, o motivo foi a dificuldade em conseguir nos bancos os extratos das contas.

A fila de espera no Juizado Especial Federal, na Av. Paulista, come?ou por volta das 8h. O atendimento era feito s? para clientes da Caixa Econ?mica Federal e muitas pessoas que estava com protocolos de extratos de bancos privados tiveram de seguir para o Juizado Especial C?vel (JEC), onde eram aceitas a??es contra bancos privados. A funcion?ria p?blica Maria do Socorro, de 53 anos, que estava na fila do JEC, foi dispensada do trabalho s? para poder entrar com a a??o. Ela disse que disse que h? duas semanas pediu os extratos. ?Mas s? vou receb?-los em agosto.?

FONTE: Jornal da Tarde

Voltar