Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

31/05/2007 - Peritos do INSS em greve por 2 dias

?Hoje e amanh? eles estar?o parados em protesto pelo assassinato de um colega em Minas Gerais.

Os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prometem paralisar as atividades hoje e amanh? nos postos de todo o Pa?s, para protestar contra a morte do m?dico Jos? Rodrigues de Souza, de 60 anos, assassinado dentro da ag?ncia de Patroc?nio, em Minas Gerais, na ter?a-feira. A categoria n?o descarta a possibilidade de declarar greve por tempo indeterminado a partir da pr?xima semana.

Essa paralisa??o de advert?ncia foi anunciada ontem pela Associa??o Nacional dos M?dicos Peritos (ANMP), que culpa o Minist?rio da Previd?ncia Social pela morte do trabalhador. Para o presidente da entidade, Luiz Carlos de Teive e Argolo, o governo cumpriu apenas uma das metas, das dez prometidas ? categoria no ano passado.

Desde 2005, a ANMP pede a cria??o de medidas para minimizar os riscos de agress?o. Por?m, o ?nico ponto que teria sido cumprido foi o envio do resultado da per?cia de aut?nomos e desempregados por correspond?ncia. A associa??o afirma que 90% dos casos de viol?ncia s?o praticados por segurados nessas condi??es.

Falta, contudo, o cumprimento de outras medidas, como a instala??o de detectores de metais nas portas das ag?ncias. Os peritos exigem um pronunciamento p?blico do ministro Luiz Marinho, em cadeia nacional de r?dio de televis?o, para que anuncie as medidas de aumento de seguran?a nas unidades e esclarecer quem realmente tem direito a pedir os benef?cios do INSS.

O motivo ? que, na segunda, o perito foi morto pelo gari desempregado Manoel Rodrigues de Andrade com um tiro na cabe?a. Na delegacia, ap?s ser preso em flagrante, o segurado alegou que ficou revoltado ao ter o aux?lio-doen?a negado. Ele recebeu o benef?cio por um ano, mas teve alta por ter sido considerado apto para o trabalho.

Souza foi o segundo perito morto em menos de um ano. Em setembro de 2006, Cristina Felipe da Silva foi assassinada na porta de casa, em Governador Valadares (tamb?m em Minas). H? cerca de dois meses, um perito foi esfaqueado em Santos.

A ANMP reclama de que a popula??o confunde o aux?lio-doen?a, benef?cio concedido aos segurados incapacitados, com o seguro-desemprego, pago pelo Minist?rio do Trabalho. O governo se comprometeu a lan?ar uma campanha nacional de esclarecimento, para evitar novos problemas semelhantes.

A paralisa??o dos peritos dever? atingir os postos de atendimento entre hoje e amanh?, mas os m?dicos garantem que retomar?o o atendimento aos segurados na segunda-feira. Contudo, a categoria poder? votar por uma greve por tempo indeterminado na pr?xima semana.

Al?m da greve, os peritos tamb?m v?o definir um calend?rio de manifesta??es na ter?a-feira. Eles amea?am fazer paralisa??es-rel?mpago nos postos ou mesmo trabalhar em esquema de 'opera??o-tartaruga'. Ontem, boa parte dos m?dicos trabalhou com roupas pretas, para protestar contra a morte ocorrida em Minas Gerais.

O Sindicato dos Trabalhadores em Sa?de e Previd?ncia (Sinsprev) ap?ia a paralisa??o dos peritos, e deve definir no s?bado uma s?rie de protestos em defesa de melhorias na seguran?a das ag?ncias. Contudo, eles ainda n?o cogitaram a possibilidade de cruzar os bra?os.

Resposta

O Minist?rio da Previd?ncia alegou que n?o foi notificado da paralisa??o organizada pela ANMP. Contudo, o governo reafirmou o que Marinho j? havia declarado anteontem: todos os cerca de 1,4 mil postos do INSS do Pa?s ganhar?o portas com detectores de metais. Al?m disso, o minist?rio garantiu que 60 ag?ncias j? foram equipadas com o 'bot?o do p?nico': uma campainha instalada dentro do consult?rio para que os peritos possam acionar os seguran?as em caso de risco de agress?o. O aparelho ser? colocado em todas as unidades. Tamb?m segundo o governo, 20% das ag?ncias j? possuem a chamada 'rota de fuga', uma sa?da alternativa para os m?dicos deixarem o consult?rio em seguran?a.

O minist?rio n?o informou o que ser? feito com as per?cias marcadas para hoje e amanh?, em caso de paralisa??o.

FONTE: Jornal da Tarde

Voltar