Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

10/01/2007 - Juro do empr?stimo recua em janeiro e do cheque fica est?vel pelo 3? m?s

A taxa m?dia de juros cobrada nas opera??es de empr?stimo pessoal recuou neste m?s, mas a do cheque ficou no mesmo patamar de dezembro.

Levantamento realizado pela Funda??o Procon-SP, no dia 3 de janeiro, mostra que o juro do empr?stimo cobrado pelos bancos caiu 0,07 ponto percentual em rela??o a dezembro, para 5,30% ao m?s. J? a taxa mensal do cheque especial manteve-se em 8,15% pelo terceiro m?s consecutivo.

Apesar da queda, o juro cobrado nos empr?stimo continua alto se comprado ? taxa b?sica da economia (Selic), atualmente em 13,25% ao ano. Mensalizada, a Selic est? em 1,04% ao m?s.

O n?vel de inadimpl?ncia tem sido o principal argumento das institui??es financeiras para n?o diminuir substancialmente as taxas ao consumidor.

Os t?cnicos do Procon avaliam que nesta ?poca do ano, em que o bolso do consumidor est? t?o comprometido com impostos, taxas, matr?culas e despesas com material escolar, as compras por impulso e a contrata??o de empr?stimos desnecess?rios podem desequilibrar seriamente o or?amento.

"O consumidor deve priorizar o pagamento de d?vidas e, se poss?vel, utilizar o cheque especial somente em situa??es emergenciais e de curto prazo."
Juro do empr?stimo recua em janeiro e do cheque fica est?vel pelo 3? m?s


Segundo o Procon-SP, entre os bancos pesquisados, apenas o Bradesco elevou o juro do empr?stimo pessoal em janeiro, de 5,57% para 5,59% ao m?s.

J? as quedas foram verificadas no HSBC e no Real. O primeiro reduziu a taxa mensal de 4,70% para 4,18%. O segundo diminuiu de 6,50% para 6,30%. As demais institui??es n?o alteraram suas taxas no empr?stimo pessoal.

Considerando que existe a possibilidade de varia??o da taxa do empr?stimo pessoal em raz?o do prazo do contrato, o Procon estipula o per?odo de 12 meses, j? que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar que os dados coletados referem-se a taxas m?ximas pr?-fixadas para clientes n?o preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o per?odo de 30 dias.

O levantamento do Procon envolveu dez institui??es financeiras: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econ?mica Federal, Ita?, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco.
?

FONTE: Folha Online

Voltar