Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

10/01/2007 - IPVA come?a a vencer hoje em S?o Paulo

A partir desta quarta-feira come?a a vencer o prazo para que os propriet?rios de ve?culos do Estado de S?o Paulo paguem o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Ve?culos Automotores) 2007. Para ter um desconto de 3%, o dono de ve?culo com placa final 1 precisa pagar o imposto hoje.

O governo paulista j? enviou para a resid?ncia dos motoristas cartas que informam o valor do imposto devido, que teve um reajuste m?dio de 6,5% neste ano e que corresponde a 4% do valor venal no caso de ve?culos a gasolina.

Caso n?o tenha recebido a carta, o contribuinte pode gerar e imprimir um boleto no site da Secretaria da Fazenda de S?o Paulo ou ent?o pagar diretamente o imposto nos bancos ou caixas eletr?nicos --basta saber o n?mero do Renavam.

O pagamento pode ser feito de tr?s maneiras: em cota ?nica com desconto de 3% (janeiro), em cota ?nica sem desconto (fevereiro) e em tr?s cotas (janeiro, fevereiro e mar?o).

Consultores financeiros aconselham que o pagamento seja feito em cota ?nica por pessoas que j? tenham o dinheiro, j? que a maioria dos investimentos s?o menos vantajosos que o desconto.

Para propriet?rios de ve?culos que tenham d?vidas ou que possam ser obrigados a entrar no cheque especial por conta do pagamento do imposto, por exemplo, a recomenda??o ? parcelar o IPVA ou pag?-lo somente em fevereiro, j? que os juros banc?rios nesse caso costumam ser superiores ao desconto de 3%.

Caso o contribuinte esteja sem dinheiro para pagar o IPVA agora e n?o tenha uma fonte de renda segura para os pr?ximos meses, pode ser vantajoso utilizar um cr?dito banc?rio ao inv?s de entrar no cheque especial.

O Banco do Brasil, por exemplo, tem uma linha de cr?dito com juros de 2,41% ao m?s e prazo de at? quatro anos para o pagamento.

J? o propriet?rio de ve?culo leve com placa final 1 que quiser aproveitar o desconto deve pagar o imposto at? hoje. O IPVA para placas final 2 vencem no dia 11 e assim sucessivamente at? o dia 23, quando devem pagar os propriet?rios de ve?culos com placa final 0.

O pagamento do IPVA com atraso est? sujeito a multa de 20% sobre o valor nominal do imposto mais juros. Se o pagamento atrasado ocorrer ainda durante o m?s de vencimento, al?m da multa o juro ? de 1%. Nos meses seguintes, ser?o aplicados juros com base na varia??o da taxa Selic.

O propriet?rio que deixar de recolher o IPVA fica impedido de realizar o licenciamento do ve?culo, o que o torna sujeito a apreens?o em bloqueios policiais na cidade ou nas estradas ou em caso de acidente de tr?nsito. A taxa de inadimpl?ncia do IPVA nos ?ltimos anos ? de 5%.

Junto com o IPVA os motoristas tamb?m dever?o pagar o seguro-obrigat?rio (Dpvat), que neste ano teve um reajuste de 43,4%. O valor do seguro tamb?m varia de acordo com o ve?culo, mas fica em m?dia em R$ 91,80.

Como o pr?prio nome diz, o pagamento do seguro ? obrigat?rio e quem n?o pagar tamb?m n?o poder? licenciar o ve?culo neste ano. O seguro tem a finalidade de amparar as v?timas nos casos de acidentes de tr?nsito em todo o pa?s.

?

FONTE: Folha Online

Voltar