Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

17/04/2007 - Mantega confirma planos para desonerar setores

?O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou os planos de desonera??o da folha de pagamento para reduzir os custos dos empres?rios, o que poderia favorecer a competitividade das ind?strias brasileiras no com?rcio internacional.

Falando a uma plat?ia de cerca de 300 pessoas em evento realizado pela C?mara Brasileira-Americana de Com?rcio em Nova York, Mantega disse que "entre outras, essa ? uma maneira de compensar a valoriza??o do real".

A medida beneficiaria mais os setores com elevada utiliza??o de m?o-de-obra, como o t?xtil, o de cal?ados e o de m?veis -s?o esses os que t?m sofrido com a concorr?ncia chinesa e coreana.

"N?o ? uma coisa f?cil de fazer. Por exemplo, cortar em um ponto percentual a contribui??o ? Previd?ncia significaria R$ 3,5 bilh?es a menos. Temos que estudar muito bem de onde tirar e onde colocar, n?o podemos simplesmente abrir m?o desse imposto", disse, esclarecendo que o objetivo ? n?o ter perda de arrecada??o.

"A filosofia est? abra?ada, vamos fazer. Falta apenas encontrar o caminho --a Secretaria de Pol?tica Econ?mica est? avaliando os poss?veis impactos."

Ag?ncias

Criatividade. Na opini?o de Guido Mantega, ? o que falta ?s ag?ncias de classifica??o de risco para que concedam ao Brasil o chamado "grau de investimento". "As ag?ncias talvez estejam presas a padr?es mais antigos de avalia??o. Precisam come?ar a olhar outros fatores importantes na economia."

Entre os argumentos do ministro para convencer as ag?ncias est?o a estabiliza??o monet?ria, a baixa infla??o e a melhora das contas externas. Mas, al?m desses indicadores "tradicionais", ele quer que sejam considerados ainda o potencial de crescimento sustent?vel do Brasil nos pr?ximos anos, a "robustez" do seu sistema financeiro, os avan?os em marcos regulat?rios.

Ele contou que a Moody's, a qual visitou ontem, "est? disposta" a fazer um grupo de trabalho para analisar tais fatores.

FONTE: Folha Online

Voltar