Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

17/04/2007 - ?lcool provoca impasse entre Brasil e Venezuela

As diverg?ncias entre o Brasil e a Venezuela em torno dos biocombust?veis durante a Primeira C?pula Energ?tica da Comunidade Sul-Americana de Na??es provocaram um imenso impasse na elabora??o do documento final do encontro, segundo fontes diplom?ticas. O texto, que deveria estar pronto ontem de manh?, continuava sendo discutido durante a noite pelos ministros de Energia e n?o estava fechado at? o fechamento desta edi??o.

Ontem ? noite, todos os demais pa?ses haviam aceitado uma vers?o intermedi?ria sobre biocombust?veis, com a exce??o de Brasil e Venezuela, segundo apurou a Folha. A Venezuela, do presidente Hugo Ch?vez, prop?s que o documento afirmasse que se trata de amea?a potencial ? "seguran?a alimentar" e ? agricultura.

O Brasil discordou dessa formula??o e disse que seria admitir uma vis?o errada sobre o ?lcool. Para o governo Lula, ? poss?vel, por exemplo, aumentar a produ??o de ?lcool com ?reas de pastagens de gado atualmente subutilizadas.
De acordo com um membro da comitiva brasileira, o atraso tamb?m se deve ao fato de que a Venezuela e a Bol?via quiseram introduzir na ?ltima hora novos par?grafos no texto preliminar, elaborado em duas reuni?es preparat?rias e que j? estava pr?-aprovado por todos os demais pa?ses anteontem.

A reuni?o entre os ministros de Energia foi interrompida ?s 21h locais para novas consultas e seria retomada mais tarde. A expectativa era que as discuss?es prosseguissem madrugada adentro. De acordo com uma fonte do governo brasileiro, havia at? o risco de a c?pula sul-americana terminar sem um documento final.

Para um membro da comitiva do governo boliviano, que de in?cio apoiou a proposta venezuelana, esta ? a c?pula mais dif?cil das que o presidente Evo Morales participou desde que tomou posse, em janeiro do ano passado.

? tarde, o assessor internacional de Lula, Marco Aur?lio Garcia, disse que o Brasil havia bloqueado a proposta de "alguns pa?ses" para incluir no documento final a afirma??o de que os biocombust?veis amea?am a produ??o de alimentos. Segundo Garcia, o documento final faria "men??o a todos os combust?veis, porque petr?leo de pre?o alto compromete a produ??o de alimentos".

O uso do ?lcool tem sofrido cr?ticas de Ch?vez depois da visita do presidente americano, George W. Bush, ? Am?rica Latina. Na semana passada, Ch?vez prometeu "derrotar" o ?lcool na regi?o.

 

FONTE: Folha Online

Voltar