Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

16/04/2007 - C?pula sul-americana discute etanol brasileiro

?O etanol ? o principal assunto que o presidente Luiz In?cio Lula da Silva e sua comitiva trazem para a 1? C?pula Energ?tica Sul-Americana, que come?a nesta segunda-feira na Venezuela.

Presidentes e ministros dos pa?ses da Comunidade Sul-Americana de Na??es (Casa) negociam at? ter?a-feira uma declara??o conjunta sobre o tema energ?tico.

O etanol brasileiro tornou-se recentemente um divisor de opini?es, principalmente entre Brasil e Venezuela.

Desde que anunciou uma parceria com os Estados Unidos no setor de biocombust?veis, no come?o de mar?o, o Brasil tem sido alvo de cr?ticas do presidente venezuelano, Hugo Ch?vez.

Ele diz que o crescimento da produ??o de biocombust?veis no mundo pode levar a um aumento do pre?o dos alimentos.

Na semana anterior ao encontro de presidentes sul-americanos, Ch?vez recuou e disse que "n?o lutar? contra o Brasil e n?o lutar? contra Lula" na quest?o dos biocombust?veis, mas afirmou que a substitui??o de gasolina por etanol, proposta pelo presidente americano George W. Bush, ? uma "loucura".

Agora, Lula e Ch?vez levam o debate dos biocombust?veis ao ?mbito da Comunidade Sul-Americana, uni?o de todos os pa?ses do continente.

Est?o confirmadas as presen?as de onze presidentes sul-americanos ? C?pula Energ?tica - que acontece na cidade venezuelana de Porlamar, na ilha caribenha Isla de Margarita. Apenas o Uruguai enviou o vice-presidente.

Opep do G?s e Gasoduto

Al?m do etanol, a reuni?o da Casa tenta avan?ar em outras frentes, como a cria??o do Banco do Sul, a forma??o de um grupo similar ? OPEP de pa?ses produtores de g?s natural e a constru??o do Grande Gasoduto do Sul, que ligaria o continente de Caracas ? Patag?nia.

As tr?s propostas s?o defendidas pela Venezuela.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no s?bado, durante visita aos Estados Unidos, que o Brasil pretende ingressar no Banco do Sul. At? recentemente, o Brasil vinha resistindo ? id?ia.

A C?pula Energ?rtica - a primeira do tipo realizada no ?mbito da Comunidade Sul-Americana de Na??es (Casa) - ? uma tentativa de come?ar o processo de integra??o entre todos os pa?ses do continente atrav?s do tema da energia. O slogan oficial do encontro ? "Por uma uni?o do Sul".

Desde a ?ltima reuni?o de chefes de Estado da Casa, em dezembro, foram criados seis subgrupos de trabalho no Grupo de Energia do bloco, sobre petr?leo, g?s natural, biocombust?veis, energia el?trica, energias alternativas e diagn?stico e balan?o energ?ticos.

No domingo, antes da chegada dos chefes de Estado, diplomatas dos pa?ses da Casa estiveram reunidos em Porlamar para esbo?ar uma declara??o conjunta e estrat?gias de a??o do bloco.

Segundo o ministro venezuelano de Energia e Petr?leo e presidente da estatal PDVSA, Rafael Ram?rez, as a??es da Casa dever?o contemplar contratos de parcerias bilaterais j? vigentes na Am?rica do Sul.

"Queremos que haja oportunidade de complementar as atividades e requerimentos energ?ticos da regi?o, e isso ? um dos temas que vamos discutir", disse Ram?rez ? imprensa em Isla de Margarita.

'Desconfort?vel'

O presidente Lula chega ? ilha na segunda-feira ? tarde, acompanhado dos ministros das Rela??es Exteriores, Celso Amorim, e de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Pela manh?, Lula se encontra com Hugo Ch?vez na cidade venezuelana de Barcelona, onde ser? lan?ado um projeto petroqu?mico
envolvendo empresas dos dois pa?ses.

Ainda nesta segunda, Lula deve ter um encontro bilateral com o presidente boliviano, Evo Morales.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, permanecer? na Venezuela ap?s a C?pula, para visita oficial ao pa?s. A imprensa venezuelana destacou no domingo o clima desconfort?vel do encontro entre autoridades venezuelanas e chilenas.

Recentemente, Ch?vez disse que o Senado chileno ? controlado pela "direita fascista", depois que parlamentares chilenos aprovaram um protesto do pa?s na Organiza??o dos Estados Americanos (OEA) contra a anunciada suspens?o da concess?o da emissora R?dio Caracas Televisi?n.

Outra presen?a esperada em Porlamar ? a do presidente equatoriano Rafael Correa, que, segundo pesquisas de boca de urna, pode ter garantido um resultado favor?vel no referendo popular - realizado no domingo - para a forma??o de uma Assembl?ia Constituinte no seu pa?s.

FONTE: BBC Brasil

Voltar