Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

12/04/2007 - Com?rcio mundial deve crescer menos em 2007, diz OMC

?O com?rcio mundial deve crescer 6% neste ano, de acordo com previs?es divulgadas pela Organiza??o Mundial do Com?rcio (OMC) nesta quarta-feira. O ?ndice ? inferior aos 8% registrados em 2006.

Segundo a OMC, a queda do com?rcio seria um reflexo da desacelera??o da economia mundial, que deve crescer 3% em 2007. A OMC baseia essa proje??o em n?meros da Organiza??o para a Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE).

O ritmo mais lento da economia mundial seria provocado, entre outros fatores, por uma queda na demanda do mercado interno americano, algo que j? foi sentido no segundo semestre de 2006 e no come?o deste ano.

Al?m disso, segundo a OMC, a economia da Europa tamb?m deve ter um crescimento abaixo da m?dia mundial em 2007.

Outro risco apontado pela OMC ? o aumento das taxas de juros no mundo, devido ? infla??o e ? percep??o de risco de investimentos mais altas.

Efeito duplo no Brasil

As proje??es para este ano contrastam com os n?meros do com?rcio exterior mundial de 2006. O crescimento de 8% no ano passado foi o segundo maior da d?cada, atr?s apenas dos 10% de 2004.

"A forte performance de 2006 ? bem-vinda, particularmente os ganhos feitos pelo mundo em desenvolvimento e pelos pa?ses menos desenvolvidos", disse o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, em nota divulgada pela entidade mundial do com?rcio.

"Mas isso precisa ser consolidado. As incertezas que teremos pela frente s?o um alerta para que n?s n?o percamos vista da necessidade de se reformar a economia mundial."

Segundo a OMC, as regi?es mais favorecidas em 2006 foram as exportadoras de petr?leo, devido ao aumento do pre?o do produto.

Para a Associa??o Brasileira de Com?rcio Exterior (AEB), o efeito da queda do com?rcio exterior prevista para 2007 - causada por desacelera??o das economias dos Estados Unidos e da China - deve ser sentido duplamente no Brasil.

"Como somos grandes exportadores de commodities, n?s sentir?amos duplamente o efeito, tanto na queda das cota??es das commodities como tamb?m na quantidade exportada", disse ? BBC Brasil o vice-presidente da AEB, Jos? Augusto de Castro.

Apesar da previs?o pessimista para 2007, o setor exportador ainda n?o teria sofrido desacelera??o neste ano.

"O mundo j? teve tr?s solu?os este ano - a queda de commodities em janeiro, a queda da bolsa de Xangai e o problema com o setor imobili?rio americano. S?o sinais de que as coisas n?o est?o caminhando muito bem, mas ainda n?o houve um impacto significativo no com?rcio brasileiro."

FONTE: BBC Brasil

Voltar