Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

05/04/2007 - D?lar em queda ? um desafio para a Souza Cruz

?Um dos principais desafios para a fabricante de cigarros e produtora de fumo Souza Cruz neste ano ser? superar as dificuldades cambiais. Nesta quarta-feira, durante apresenta??o para a Associa??o dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), no Hotel Deville, em Porto Alegre, o gerente de rela??es com investidores da empresa, Paulo Ayres, comentou que a queda do d?lar desde 2003 e tamb?m a redu??o nos pre?os internacionais t?m espremido as margens nas vendas. Entre 2005 e 2006, a venda em volume de fumo caiu de 117 mil toneladas para 115 mil toneladas. J? a exporta??o de cigarros subiu pouco, passando de 76 bilh?es de unidades para 78 bilh?es. "As perdas s? n?o foram maiores em 2006 porque conseguimos reajustar os pre?os dos cigarros em at? 20%", observou Ayres. A iniciativa proporcionou um aumento no faturamento com as vendas externas de US$ 338 milh?es para US$ 350 milh?es no per?odo.
Para 2007, a empresa n?o conta com um cen?rio mais otimista no que se refere ao c?mbio. Por isso, aposta na redu??o de gastos para compensar as perdas nas exporta??es. Nos ?ltimos anos, t?m sido realizadas algumas iniciativas neste sentido, como readequa??o de f?bricas. Um exemplo recente ? a transfer?ncia do centro tecnol?gico, em mar?o, para o Estado, em Cachoeira do Sul, para ficar mais pr?ximo de suas f?bricas e economizar na log?stica. Outro desafio ? superar o com?rcio ilegal, que ainda responde por 16% pelo total de vendas no Brasil. Embora o n?mero seja elevado, ? menor que o registrado no ano passado, quando chegava a 18%. "A Receita Federal tem feito um bom trabalho no combate ao contrabando", disse o executivo.
Ayres explicou que, com a proibi??o de publicidade em locais p?blicos e na m?dia, o contato com o vendedor e a distribui??o se tornaram fundamentais para melhorar os neg?cios. Diante do novo cen?rio, a Souza Cruz elaborou um grupo capaz de atender a at? 82% dos varejistas diariamente e fazer entregar para at? 80% dos estabelecimentos menos de 24 horas ap?s o pedido. Ao mesmo tempo, a empresa investe na publicidade dentro dos pontos-de-venda para atrair os clientes e no relacionamento com o lojista. Hoje, os produtos da Souza Cruz j? s?o consumidos por 60% dos fumantes brasileiros. Em 2006, o lucro operacional ficou em R$ 1,01 bilh?o, alta de 14% sobre 2005. A receita ficou em torno de R$ 8,6 bilh?es, dos quais R$ 4,5 bilh?es foram para os cofres do governo em forma de tributos.

FONTE: Jornal do Com?rcio

Voltar