Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

04/04/2007 - Lupi rejeita mudan?as na CLT

?Novo ministro do Trabalho aponta reforma tribut?ria como a solu??o para gerar empregos

Na cerim?nia de transmiss?o de cargo, o novo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, rejeitou ontem qualquer mudan?a na Consolida??o das Leis do Trabalho (CLT). Ele afirmou que n?o aceita a redu??o dos direitos dos trabalhadores - uma posi??o ?historicamente? irredut?vel de seu partido, o PDT. ?Porque que a discuss?o tem de ser sempre para retirar direitos dos trabalhadores??, argumentou o ministro.

Ap?s uma cerim?nia concorrida de transmiss?o de cargo no pr?dio do minist?rio, Lupi apontou a reforma tribut?ria como a solu??o para incentivar as empresas a contratarem mais empregados com carteira assinada. ?O que temos de discutir com profundidade ? a quantidade de impostos que as empresas pagam?, afirmou. Para o ministro, os governos (federal, estaduais e municipais) t?m de aceitar algum tipo de redu??o de arrecada??o fiscal para que a negocia??o da reforma tribut?ria possa avan?ar.

?Quem ? que quer perder receita? Ningu?m. Mas eu fa?o o seguinte racioc?nio: ser? que haver? perda de receita tendo mais gente empregada com carteira assinada? Eu garanto que n?o?, defendeu o ministro. Em sua opini?o, com o aumento da formaliza??o do emprego certamente os cofres p?blicos ter?o compensa??o de uma eventual perda fiscal com a redu??o de impostos.

As palavras do novo ministro indicam que, dificilmente, avan?ar? uma discuss?o sobre reforma trabalhista em sua gest?o. Nesse contexto, tamb?m a proposta de reforma sindical, encaminhada ao Congresso pelo governo ainda no primeiro mandato do presidente Luiz In?cio Lula da Silva, tem poucas chances de ser ressuscitada.

O discurso de Lupi, durante a cerim?nia ontem, foi marcado por cita??es sobre o governador Leonel Brizola, fundador do PDT morto em 2004, e o presidente Get?lio Vargas, idealizador da CLT. ?O PDT do dr. Brizola, paix?o da minha vida, algo que n?o tenho vergonha de dizer, est? aqui sem medo de defender suas posi??es e n?o podemos discutir reformas pela ?tica de quem ganha mais neste pa?s?, discursou o ministro, aplaudido pela plat?ia de filiados ao partido e sindicalistas.

FRASES

Carlos Lupi

Ministro do Trabalho

?Por que a discuss?o tem de ser sempre para retirar direitos dos trabalhadores??

?O que temos de discutir com profundidade
? a quantidade de impostos que as empresas pagam?

FONTE: O Estado de S?o Paulo

Voltar