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04/04/2007 - Ovo em 12 vezes na P?scoa da presta??o

Quem aceita as condi??es termina de pagar a conta s? ap?s o Natal

O brasileiro n?o vai esquecer desta P?scoa t?o cedo. H? supermercado vendendo ovos de chocolate, bacalhau e vinho em at? 12 presta??es, com juros, no cart?o pr?prio. Quem escolhe essa forma de parcelamento atravessa o Natal pagando as guloseimas da P?scoa e se livra da fatura s? em mar?o de 2008.

Impulsionada pelo parcelamento de longo prazo, pelo aumento da massa de sal?rios e pelo c?mbio favor?vel, que segurou os pre?os de itens importados, como azeite e bacalhau, os supermercados j? consideram esta P?scoa a melhor desde 2004.

As redes Extra e CompreBem, do Grupo P?o de A??car, o maior varejista de supermercados do Pa?s, decidiram apostar no parcelamento de longo prazo. No Extra, por exemplo, ? poss?vel dividir as compras dos itens de P?scoa em at? 12 presta??es fixas, com juros embutidos, no cart?o da rede ou em 6 vezes sem juros. No CompreBem, o parcelamento com juros vai at? 10 vezes e, sem juros, em at? 6 vezes.

Apesar dos prazos esticados, o diretor de Marketing do Extra, Carlos Leite, diz que a fatia das vendas parceladas n?o ? t?o significativa. 'A inten??o ? facilitar a vida do consumidor.'

De toda forma, o prazo longo ajuda. Tanto ? que as vendas de chocolates no Extra j? cresceram 10% ante 2006 e os ovos de marca pr?pria, 20%. No bacalhau, a rede est? muito perto de atingir a meta de crescimento de 40% ante o ano anterior. Nos vinhos, a alta j? ? de 25%

'Esta ser? a melhor P?scoa desde 2004', prev? o diretor Comercial de Alimentos do Wal-Mart, Jos? Rafael Vasquez. At? agora, as vendas de chocolates aumentaram 20% ante a P?scoa de 2006, acima da meta de crescer 15%',diz o executivo. No caso dos chocolates importados, o acr?scimo foi de 300% e, no azeites, 50%. 'Nesses casos, o c?mbio nos ajudou bastante.'

Mais cauteloso do que o concorrente, o Wal-Mart optou por parcelar as vendas de itens de P?scoa em at? tr?s vezes, sem entrada e acr?scimo, no cart?o pr?prio da rede. 'As vendas parceladas representam menos de 10% do total dos neg?cios por ocasi?o da data', observa o diretor.

Vasquez atribui o bom desempenho registrado at? agora ao fato de a rede ter antecipado as vendas dos itens de P?scoa, que come?aram praticamente na Quarta-feira de Cinzas. Al?m disso, o ambiente econ?mico hoje ? mais favor?vel em rela??o aos ?ltimos anos, diz.

Mas, segundo o diretor do Wal-Mart, o que realmente faz a diferen?a neste ano ? o pre?o. Em 2006, uma lata de meio litro de ?leo composto - 50% azeite e 50% ?leo vegetal - custava cerca de R$ 4, pre?o que se manteve neste ano. J? a mesma lata de azeite baixou de R$ 14 para R$ 11 em igual per?odo.

O Carrefour informa que as vendas est?o dentro do previsto. A rede, vice-l?der do setor de supermercados, dobrou de um ano para outro os prazos de pagamento dos itens de P?scoa. Em 2006, vendia em 3 vezes sem acr?scimo no cart?o pr?prio. Nesta P?scoa, parcela em 6 vezes.

FONTE: O Estado de S?o Paulo

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